Parobé – Os vereadores de Parobé aprovaram na sessão ordinária de terça-feira, dia 1º de agosto, duas moções de apoio. A primeira diz respeito à PEC 295 /2023, que institui a proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul; a segunda, sobre o programa de escolas cívico-militares no RS.
Apresentada pelo presidente Betinho (PDT), a moção de apoio à PEC 295/2023 tem como justificativa a importância da preservação dos símbolos gaúchos. “A Bandeira Rio-grandense, o Hino Farroupilha e as Armas Tradicionais representam uma tradição cultural profundamente enraizada em nosso povo, simbolizando nossas origens e refletindo a identidade e pertencimento da nossa sociedade. Portanto, é fundamental que esses símbolos não sejam alvo de alterações artificiais e infundadas”, defende o presidente.
A moção de apoio às escolas cívico-militares, apresentada pelos vereadores Henrique dos Santos (Republicanos) e Gilberto Gomes (PDT), encoraja o Executivo a promover parcerias com os governos federal e estadual, além de outras ações para garantir esse modelo no município. “Reconhecemos que o programa tem obtido resultados positivos em diversos aspectos, como melhoria na aprendizagem e fortalecimento dos laços familiares”, declaram os proponentes.
Outros 10 projetos de lei começaram a tramitar no Legislativo, entre propostas do Executivo e de vereadores. Dos textos, quatro serão apreciados em regime de urgência, motivo pelo qual uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente para esta quinta-feira, 3 de agosto, no período da tarde, logo após o término das comissões.