Hospitais da região recebem 30 leitos para atender vítimas das enchentes

Leitos são financiados pelo Governo Federal Foto: Arquivo/GR

O Governo do Estado anunciou recentemente que após um pedido realizado junto ao Governo Federal, R$ 32 milhões foram destinados para a abertura imediata de 594 leitos hospitalares no Rio Grande do Sul. Destes, 30 são em hospitais da área de abrangência do Grupo Repercussão (conforme tabela ao lado).
Denominados de Leitos de Calamidade, as vagas devem receber pacientes de regiões onde os hospitais foram atingidos parcial ou totalmente pelas enchentes de maio.
Conforme o Estado, o recurso foi solicitado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que identificou a necessidade a partir dos impactos e prejuízos causados pelas enchentes nos hospitais de diversas regiões.

Municípios Hospital Leitos
Parobé Hospital São Francisco de Assis 15
Igrejinha Hospital Bom Pastor 10
Sapiranga Hospital Sapiranga 5

 

Temporário

Elita Herrmann, diretora-executiva do Hospital Sapiranga, comenta sobre o momento vivido na Casa de Saúde. “A superlotação tem sido um desafio constante, com pacientes de alta complexidade aguardando um tempo ainda maior por transferências e, neste momento, onde muitas instituições ainda não estão conseguindo atender na sua totalidade, o Hospital Sapiranga como um hospital regional, acaba por absorver demandas além das suas referências. Este cenário tem represado o fluxo de atendimento de pacientes da cidade e região”, somados ao aumento das doenças do sistema respiratório, muito comuns nessa época do ano, destaca Elita.
Segundo a Casa de Saúde, a medida de ampliação é temporária e leitos serão regulados pelo Estado.