Festivais de cerveja e gastronomia marcam final de semana em Igrejinha

Foto: Junior Ribeiro

Por Weslei Fillmann

O 2° Festival de Cerveja Artesanal e o 3° Festival Gastronômico e Cultural ocorreram entre os dias 25 e 27 de março no parque Almiro Grings em Igrejinha e reuniu cerca de 15 mil npessoas durante os três dias de atrações.

 

De acordo com a Acervai e a CDL, que foram as duas entidades que organizaram o evento de cerveja e gastronomia, respectivamente, a festa trouxe resultados muito satisfatórios. Foram cerca de 15 mil visitantes. A quantidade de litros de cerveja consumidos, alimentos vendidos e valor arrecadado ainda está sendo contabilizado e deve ser divulgado nos próximos dias.

Matheus Makoski, que foi um dos visitantes, comentou: “gostei da organização, pois não teve um copo no chão, nada de lixo jogado pelos cantos, além dos pagamentos dos produtos pelo cartão”. O uso do cartão, que era recarregado em pontos estratégicos do festival, foi um dos diferenciais do evento deste ano. Além disso, todos os alimentos tinham um valor fixado de R$ 30 e serviam duas pessoas.

Fabrício Guintzel, outro visitante, disse que ficou “muito feliz pelo evento ter voltado e aos poucos as coisas irem voltando ao normal. O que foi mais prazeroso foi poder se reunir novamente com os amigos em um festival depois de tanto tempo de restrições e aproveitar a cerveja com uma boa música”.

Incentivo ao turismo

Juliano Muller, secretário de Turismo, falou que a volta da festa é “um processo de construção contínua. […] O turismo é algo que se constrói, na forma de receber e informar as pessoas que vem ou que são da cidade. […] Igrejinha tem construído isso”. Ele comentou também que, após o período em que o uso de máscaras foi obrigatório, é sempre bom retornar às atividades normais.

Personalidades

Senador Luis Carlos Heinze. “O evento está representando a imigração alemã. Eu sou de origem germânica. Simboliza mais para um alemão a cerveja. Então, eu acho que tem que conectar a imigração ao evento e às comemorações. São esses pontos que devem ser ressaltados em todas as edições do evento”.

Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle. “Foi um evento que aconteceu apenas uma vez, em 2019. E foi um sucesso absoluto. Naquela vez, foi apenas na sexta-feira de noite e no sábado. Esse evento representa um segmento que vem crescendo muito na cidade de Igrejinha, que é o da cerveja artesanal”.

Secretário de Turismo de Igrejinha, Juliano Muller. “Este é um festival que te propõe reviver os sentidos, os sabores e o paladar, com uma boa comida acompanhada de uma boa bebida. Isso é o que o evento proporciona. Além de ser um festival de sabores, o evento serve como um local de reencontro social”.

Senador amplia

O senador Luis Carlos Heinze esteve presente na abertura do festival, na sexta-feira. Ele comentou que, com as cervejarias locais,“abriu um nicho de mercado diferente e aqui (Igrejinha) o pessoal é especializado. Então, as várias empresas e marcas que existem na região são importantes. O evento é fundamental para o município pois mostra a qualidade da cerveja que tem, além do público diferente, que aprecia a cerveja e hoje tem essa oportunidade”.