Cruz deve ser reerguida até março no Monte da Fé, em Igrejinha

Cruz foi desmontada e passou por análise da engenharia do município Foto: Assessoria de imprensa de Igrejinha

Igrejinha – Uma nova cruz, mais segura e moderna, deve ser construída no Monte da Fé até março. É o que projeta a Prefeitura de Igrejinha após ter anunciado a assinatura do edital em dezembro de 2022. O valor estimado da obra é de R$ 280 mil e a abertura das propostas no processo de licitação está marcada para o dia 25 de janeiro.

O prefeito Leandro Horlle explica que duas possibilidades foram consideradas: reaproveitar partes da antiga estrutura ou reerguer uma cruz completamente nova. “Muitas vezes a reforma envolve gastos que em uma construção nova não se tem. Se fossem reaproveitadas, muitas partes precisariam ser lixadas, pintadas e montadas. Escolhemos pelo economicamente mais viável”, detalha.

A estrutura tombou na madrugada do dia 27 de outubro de 2022, após fortes rajadas de vento na cidade. O problema identificado na ocasião foi a base, que não suportou a carga e ficou completamente exposta depois do acidente. O fato causou comoção entre a comunidade, pois o local é um dos principais símbolos da cidade e ponto turístico da região. O espaço também havia passado por uma revitalização e sido inaugurado 15 dias antes.

Investimento foi de R$ 550 mil
Antes do ocorrido, foram realizadas melhorias no entorno da cruz, como mirante, escadaria de acesso a ela, bancos para lazer, banheiros e copa, iluminação e manutenção da própria cruz, que devido às ações do tempo contava com danificações. Também foi realizada a pavimentação com pedra irregular na rua que dá acesso à cruz e a pavimentação com blocos de concreto no trecho final da subida. Após a reestruturação do monumento, o espaço poderá ser novamente aproveitado por moradores e turistas. Até lá, segue fechado às visitações.

Sobre a estrutura danificada
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá, explica que, após análise, o corpo de engenheiros do município constatou que a estrutura danificada não poderia ser aproveitada. “Por isso vamos fazer uma estrutura nova, com o mesmo tamanho, mas a modalidade construtiva será diferente, mais moderna. Ela vai ter um sistema de proteção de descarga elétrica e posteriormente iluminação”, descreve. A escadaria sofreu pequenos danos com a queda e deve ser arrumada por equipes próprias do município.

O Monte da Fé é um dos principais destinos turísticos da cidade. Fica localizado próximo à Serra Grande, e tem vista para diversos municípios da região. Também é o destino de ciclistas que gostam de se aventurar pelas estradas do interior do município.