As homenagens de Rolante para Teixeirinha

Foto: matheus de Oliveira

Rolante – Cidade natal de Vitor Mateus Teixeira, o ilustre Teixeirinha, Rolante mantém viva a história do artista com homenagens que se espalham por diversos locais. A trajetória de sucesso é lembrada com orgulho no município e os laços com os fãs são estreitados em pontos turísticos que contam sobre a vida e a obra do cantor e compositor.

Uma das atrações é a Rota Teixeirinha, composta por oito placas em formato de violão (foto abaixo), contendo as letras de algumas músicas do homenageado. Em cada um dos locais, as placas simbolizam algum fato importante da vida do tradicionalista, ou tem relação com momentos vivenciados pelo cantor na cidade. Elas estão instaladas no parque do Rolantchê; na rótula da cuqueira; na ponte Passo das Tropas; na praça da Matriz; na rótula do Alto Rolante; na ponte do Alto Rolante; na barragem da Mascarada e na Cascata das Andorinhas.

Significado de cada ponto da rota

Rolantchê – O Parque Municipal Vítor Mateus Teixeira recebe todos os anos o Rolantchê. Ali está a placa com a letra da música “Tordilho Negro”, uma referência à lida campeira;
Rótula da Cuqueira – No acesso principal ao centro da cidade está o monumento da Cuqueira e a placa com a música “O colono”, uma homenagem aos agricultores;
Ponte Passo das Tropas – Essa ponte fica situada a 200 metros do Passo das Tropas, local histórico onde os tropeiros cruzavam o rio Rolante. Aqui está a placa com a letra da música “Tropeiro Velho”;
Praça da Matriz – A placa que ornamenta esse local apresenta a música “Querência Amada”, um dos maiores clássicos gaúchos;
Rótula do Alto Rolante – Neste ponto está a música “Velho Casarão”, que retrata uma peleia vivenciada por um grande amigo de Teixeirinha, o Sr. Agenor Alves dos Santos.
Ponte do Alto Rolante – A ponte que agora é de concreto, antigamente era toda construída em madeira. Teixeirinha faz referência a este local na música “Velho Pontilhão”. Segundo a letra, ela foi construída pelo seu pai.
Cascata das Andorinhas – Próximo a este ponto turístico, Teixeirinha nasceu e viveu os primeiros seis anos de sua vida, até a morte do seu pai. Ali está a placa com a música “Meu Velho Pai” em homenagem ao Sr. Saturnino Francisco Teixeira.
Barragem da Mascarada – Neste ponto está a placa que apresenta a música “Coração de Luto”, que retrata a morte da sua mãe, Ledurina Mateus Teixeira, ocorrida de forma trágica, o deixando órfão aos nove anos de idade.