Ciclo de filmes alemães celebra o Bicentenário da Imigração a partir de 27 de junho

Foto: © Roxy Film_Christian Hartmann

Por Prefeitura de Taquara

O Dia do Colono, comemorado em 25 de julho, neste ano marca o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura de Taquara, por meio da Diretoria de Cultura e com colaboração do Goethe-Institut Brasil, promove o primeiro “Ciclo de filmes alemães”, que inicia no próximo dia 27 de junho e ocorrerá semanalmente, às quintas, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, no Shopping da Júlio, às 19h30.

“O bicentenário da imigração alemã é uma data muito importante não somente para a nossa região, mas para todo o Rio Grande do Sul, pois o povo que veio para cá pavimentou o caminho que seguimos hoje, com muita riqueza cultural, que pode ser visualizada tanto na arquitetura de Taquara e Igrejinha, por exemplo, quanto na música, comidas típicas e temas das festas”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.

O filme que abre a programação é “Almanya – Bem-vindo à Alemanha” (Almanya – Willkommen in Deutschland). A comédia conta a história de uma família de imigrantes turcos na Alemanha, ao longo de três gerações, dos anos 1960 até a atualidade. Todos os filmes serão exibidos no idioma original, com legendas em português. A programação segue até 25 de julho, data que marca a chegada dos primeiros imigrantes alemães à cidade de São Leopoldo, em 1824.

Diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho destaca a forma como os filmes demonstram o que mudou no povo germânico desde a época da imigração para o Brasil. “É uma oportunidade divertida para refletirmos sobre cultura, identidade e fluxos migratórios, mas num contexto contemporâneo. O objetivo deste ciclo de filmes é mostrar a Alemanha de hoje. Assim, podemos entender um pouco do que mudou desde a chegada dos imigrantes, 200 anos atrás”.

Programação:
27/06 – Almanya – Bem-vindo à Alemanha (Almanya – Willkommen in Deutschland)
04/07 – Os Peixes Dourados (Die Goldfische)
11/07 – Cleo
18/07 – Nos Corredores (In den Gängen)
25/07 – Adeus, Lenin (Good Bye, Lenin!)

Para quem acompanhar, ao menos, quatro encontros, receberá um certificado de 20 horas, emitido pela Prefeitura.