Por Prefeitura de Taquara
Teve início na quarta-feira (26) as obras de melhorias para a Escola Cívico-Militar (Ecim) de Taquara. Inaugurada em 2022, a escola está em reforma para a ampliação da cozinha, reestruturação dos banheiros, pintura interna e externa, e construção de uma cobertura para a quadra esportiva. A previsão é de que todos os trabalhos sejam concluídos em até quatro meses, sem interferir na grade curricular dos 204 alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.
“A Ecim é um orgulho para Taquara, por ser uma escola que abrange alunos de diversos pontos de nosso Município, e sendo a única Escola Cívico-Militar em turno integral do Rio Grande do Sul. Estamos felizes em darmos início a estas melhorias no local. Tenho certeza de que, concluídas as obras, os alunos poderão se desenvolver com mais qualidade no ambiente escolar”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Melhorias para a escola
Para a reforma na Ecim, foram investidos R$ 380.223,60, com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, Carla Silveira, comenta que esta obra é de grande importância, por se tratar de um investimento em uma escola de turno integral.
“Como os alunos ficam na escola de manhã e de tarde, eles precisam estar em um espaço confortável e melhor planejado. Entendemos que essa relação com a escola também promove o desenvolvimento mais sadio dos nossos jovens, com outras possibilidades de aprendizado nos diferentes turnos”, pontua. Na Ecim, os estudantes realizam suas aulas da grade curricular no turno da manhã, e de tarde participam de oficinas em diversas áreas.
Aulas seguirão normalmente durante as obras
A diretora da Ecim, Andreza Eltz Cunha, frisa que mesmo com os trabalhos, as aulas na Escola Cívico-Militar continuam normalmente. Nesta semana, os estudantes estão em recesso escolar de inverno, e retornam na próxima terça-feira (1°). “Estamos pensando em diferentes estratégias para que a obra não interfira muito na rotina dos nossos alunos. Teremos um grande cuidado para preservar o bem-estar de todos”, afirma. Entre as reformas que estão sendo feitas, a primeira que será concluída é a da cozinha, que deve ficar pronta até a próxima semana.
Para Andreza, as obras significam a realização de um sonho em conjunto da equipe diretiva, dos professores e dos alunos. “Em apenas um ano já conseguimos esta melhoria. Nossa cozinha está sendo ampliada, o que vai melhorar para as refeições dos estudantes. E vamos ter a sonhada quadra coberta, para receber nossas crianças para as atividades físicas sob qualquer condição climática”, completa.