Três Coroas aposta em rotas autoguiadas para ciclistas e caminhantes

Paisagens de tirar o fôlego fazem parte dos roteiros pela região. Na foto, região de Serra Grande. Foto: Divulgação

Três Coroas – A tenta ao potencial turístico da cidade e da região, a Prefeitura de Três Coroas está instalando placas de sinalização em rotas para ciclistas e caminhantes que queiram se aventurar e conhecer as belezas naturais do município. A primeira parte do projeto contempla cinco roteiros, sendo dois voltados ao cicloturismo.

O diretor de Turismo, Cristian Krummenauer, explica que a instalação das placas deve ser concluída essa semana. “Estamos com quatro rotas já sinalizadas. Duas do cicloturismo, que são a volta pelos parques de aventura e a volta mística do Centro Budista. Ainda falta terminarmos uma dos caminhantes. Cada trajeto tem suas características, sendo leves, moderados ou pesados, para atender todos os tipos de público”, destaca.

Uso de recursos digitais
Junto à instalação do restante das placas ocorre também o processo de implementação das ferramentas digitais. Todas as informações referentes às rotas, como quilometragem, percurso, tempo médio de duração e altimetria poderão ser baixadas pelos usuários e utilizadas em aplicativos como Relive e Strava. A projeção é que tudo seja concluído até a primeira quinzena de março.

Sonho sendo realizado
Integrante do grupo Pé na Serra Caminhadas, Rafael Brocker conta que se aventura pelas rotas há anos e que o andamento do projeto é a realização de um sonho. “Existem outras cidades com roteiros assim, que qualquer pessoa pode fazer, com informações sobre o que será encontrado. Ajudamos a colocar o projeto em prática”, observa. O diretor de Turismo, Cristian, frisa que a grande proposta é dar mais uma opção de atrativo aos visitantes, colocando em evidência o mercado de consumo turístico da cidade.

Parcerias
Todo o investimento, estimado em aproximadamente R$ 12 mil, foi viabilizado através de uma parceria com o Sicredi e com a Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca). Além disso, o desenvolvimento do plano passou pelo Conselho Municipal de Turismo de Três Coroas.