O Caminho das Pipas e as experiências que só Rolante pode proporcionar

Apesar de enfrentar algumas dificuldades na colheita da uva deste ano, em decorrência de um fungo que acabou atingindo as videiras ainda em processo de floração e ocasionou a perda de uma expressiva quantidade da fruta na maioria dos empreendimentos que fazem parte da localidade de Boa Esperança, a região continua sendo uma ótima alternativa de passeio para quem gosta de contato com a natureza e de vinho.
De forma geral, o presidente da Associação Caminho das Pipas (Acapi), Leandro Sbardelotto, comenta que a maioria dos produtores enfrentou problemas. “Tem alguns que conseguiram tratar e por isso o impacto não foi tão grande, mas pelo que conversei com o pessoal, boa parte dos viticultores sofreram com perdas”, declara. No entanto, a qualidade já conhecida do produto é garantida pelo empresário.

Todos os empreendimentos seguem de portas abertas para receber os milhares de turistas que escolhem a Boa Esperança como destino turístico. Seja apenas para apreciar a paisagem e fugir da correria do dia a dia ou para escolher o roteiro como uma opção para passar dias de férias, por exemplo, o distrito conta com diversas experiências em gastronomia e pousadas em todas as épocas do ano.

Para conhecer

O Caminho das Pipas fica a cerca de 18 quilômetros do Centro e, além das vinícolas, conta com agroindústria de panificados e massas, restaurante aos finais de semana, pousadas, sítio de arteterapia, o Parque Municipal do Asa Delta e a cascata das Três Quedas.
Para as visitações nas vinícolas, a recomendação é de que seja feito um agendamento prévio nos locais de interesse.

Empreendimentos que compõem a Acapi

Para reforçar as tradições e desenvolver um roteiro já tradicional, tanto na cidade, como pelo Estado, em 2022, foi criada a Associação Caminho das Pipas (Acapi).
O grupo é formado por empreendedores do distrito, que há mais de 15 anos recebem turistas de todo o país.
Os empreendimentos que compõem a associação, são o Mercado Boa Esperança, a Pousada In Mezzo Ai Monti, a Vinícola D’Boa Esperança, a Vinícola Bennato, a Vinícola Finger, a Vinícola Don Francesco, a Vinícola Sbardelotto, os Sucos Colombo, a Vinícola Dallarosa e a Vinícola Montemezzo.

Pensado por muitos

O roteiro turístico foi criado em 2005, com apoio da Prefeitura de Rolante, Emater, entre outras entidades, e a fundação da Associação, que teve o incentivo do Departamento Municipal de Turismo e do Escritório Regnol Lamb, tornou-se realidade através do Programa Estadual Redes de Cooperação, executado pela Universidade Feevale, que auxiliou na constituição jurídica da Associação Caminho das Pipas e no planejamento de ações e projetos visando a organização dos empreendimentos e objetivando fomentar as atividades econômicas que movimentam a comunidade.