Guia Turismo dos Vales: Placas da Rota do Teixeirinha são instaladas em Rolante

Foto: Lilian Moraes

Vitor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, construiu uma carreira de sucessos e conquistou a admiração de fãs espalhados pelo mundo nos seus mais de 25 anos de carreira. Mas é em Rolante, cidade natal do cantor, que suas raízes estão consolidadas e sua trajetória é preservada.
Como uma forma de homenageá-lo, a Prefeitura de Rolante instalou oito placas em formato de violão pela cidade, onde estão estampadas letras de alguns dos seus sucessos.
Pedro Rippel (Progressistas), prefeito de Rolante, valoriza a ação e reforça a importância do cantor para o município. “É um atrativo a mais para representar esse artista tão famoso que nos honra muito por ser natural aqui de Rolante”, cita.
Segundo o Departamento de Turismo do município, o lançamento oficial das placas acontece junto ao Festival Teixeirinha, de 26 a 29 de maio, que contará com a presença de familiares do compositor.

Rota compõe projeto de qualificação de sinalização turística

O recurso investido na iniciativa é oriundo de uma emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Dalciso Oliveira (PSB), que abrange um projeto de implementação de placas de sinalizações que contemplou outras duas ações: dois micro roteiros de cicloturismo e também identificações de pontos turísticos como cascatas, o caminho das Pipas, rota dos tropeiros e Morro Grande. O valor total utilizado foi de R$ 89.713,55.
A rota do Teixeirinha foi instalada entre o final de março e início do mês de abril de 2022, em pontos estratégicos. Em cada um deles, as placas simbolizam algum fato importante da vida do tradicionalista, ou tem relação com momentos vivenciados pelo cantor na cidade. As placas estão instaladas no parque do Rolantchê, rótula da cuqueira, ponte Passo das Tropas, praça da Matriz, rótula do Alto Rolante, ponte do Alto Rolante, barragem da Mascarada e cascata das Andorinhas.
Além de cantor, Teixeirinha foi compositor, radialista e cineasta, reconhecido com um dos maiores expoentes da música gaúcha no Brasil e no exterior, além de recordista em venda de discos, motivo pelo qual recebeu o título de “Rei do Disco”.