Alles Blau tem lojas, cervejaria, espaços gastronômicos, hotel e foca no turismo inteligente em Igrejinha

Foto: Jauri Belmonte

POR JAURI BELMONTE

IGREJINHA – Um shopping a céu aberto. Esse é o Alles Blau, que em alemão, significa ‘tudo azul’. Mais que um espaço que traz edificações e o verde dos plátanos, quem passa pelo quilômetro 5 da RS-115, em Igrejinha, é recebido por diversos segmentos que não só colocam o Alles como um atrativo turístico do Paranhana, mas também de estadia.

 

Com uma área de 8 km², o complexo simboliza a veia trabalhadora e empreendedora da cidade, reunindo lojas, cervejaria, espaços gastronômicos, serviços de empreendimentos imobiliários e hotel. O primeiro empreendimento foi um posto de gasolina com loja de conveniências.

MAIOR PARQUE TEMÁTICO DO SUL DO BRASIL

Localizado a 90 quilômetros de Porto Alegre e a 30 de Gramado, o Alles Blau está na rota para o principal destino turístico do Brasil, que é Gramado. No complexo também está a Igreja Mãe Santíssima, na qual todas as alamedas do complexo convergem a ela, casando fé e uma beleza arquitetônica atrativa. “A ideia se consolidou rápido. E vimos que o espaço podia receber outras operações. Repensamos nosso projeto e, atualmente, temos 24 operações neste espaço. Queremos que quem passe ou se hospede por aqui tenha conforto e opções variadas”, explica Guto Grings, que é filho do empresário Tibúrcio Grings, idealizador do Alles Blau.

Ainda em 2023, o Kinder Park, que está em construção, deve ficar pronto e trará o propósito de contar a história da imigração alemã. Ele chega para ser o maior parque temático do Sul do Brasil e vai contar a história da Catarina, uma menina que veio da Alemanha para o Brasil. No caminho, ela encontra Joaquim. A narrativa também vai trazer elementos culturais e fatos históricos, com foco em crianças, jovens e adultos, aproximando entretenimento e contexto histórico local.

 

QUALIDADE E VALOR ACESSÍVEL A TODOS

“Acreditamos que para a cidade de Igrejinha e para a região, o Alles é um projeto importante, porque ele traz uma diversificação para a economia local. Sabemos que, historicamente, a cidade de Igrejinha sempre foi muito voltada para o setor do calçado. E, de alguma forma, participar do crescimento da cidade, no segmento do turismo, entendemos que é algo importante. O município tem trabalhado em atrativos para fortalecer o turismo. E entendemos que Gramado e Canela têm atrativos caros, e aqui oferecemos um turismo mais inteligente, com o mesmo nível de qualidade, porém, mais barato”, explica Guto.