Vacina bivalente contra a Covid-19 é liberada para pessoas a partir de 18 anos em Taquara

Podem tomar a dose bivalente quem recebeu pelo menos duas doses da vacina há quatro meses ou mais Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara iniciou nesta quinta-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades. A medida segue a nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (24), na qual permitiu a ampliação da campanha. “Esta é uma grande notícia que recebemos, para que mais pessoas de nosso Município possam ser imunizadas com as doses bivalentes. As vacinas protegem a nós mesmos e também a todos ao nosso redor”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

 

A imunização será por livre demanda na Unidade Básica de Saúde (UBS) Piazito, sempre às quintas-feiras, das 8h às 16h. Nas demais UBSs com salas de vacina, dos bairros Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo, a imunização ocorre mediante agendamento com o próprio local de vacinação . “Isso evita o desperdício de doses. Portanto, quem mora longe da UBS Piazito pode ir até o posto mais próximo e agendar diretamente”, explica o secretário de Saúde, Dodô Mello.

 

 

No interior do Município, a vacina bivalente da Covid-19 ocorre nas sextas-feiras. Na primeira sexta-feira do mês, nas UBSs de Pega Fogo e Fazenda Fialho. Na segunda sexta-feira do mês, a imunização é feita nas UBSs de Padilha e Rio da Ilha, e na terceira sexta-feira do mês, a vacina é aplicada na UBS de Santa Cruz da Concórdia. 

 

 

Para tomar a vacina bivalente contra a Covid-19, é necessário que a população apta a ser imunizada tenha tomado pelo menos duas doses do imunizante há quatro meses ou mais. Além do público de 18 anos ou mais, a vacina é altamente recomendada para os públicos que já estavam sendo imunizados nas semanas anteriores: idosos de 60 anos ou mais de idade; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas com 12 anos de idade ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade.