UBSs de Parobé passam por reformas estruturais e também nas salas de atendimento à população

Uma das maiores preocupações da Administração de Parobé é com a saúde pública. Para que este setor esteja de acordo com as necessidades da comunidade, para além da equipe médica e serviços disponíveis para a população, as estruturas e o espaço disponível aos munícipes deve ser, além de correspondente a demanda, satisfatório e livre de precariedades.

 

Diante deste cenário, os investimentos que mobilizam a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, são em reformas, ampliações e construções das UBSs do município. Um exemplo desta situação são os trabalhos que estão sendo realizados nas unidades Jardim 3L e Pinhal. Nestes locais, as obras já se encontram mais de 85% concluídas e contarão com uma antiga solicitação dos moradores desta região, como diz a secretária de Saúde, Ana Elisa Lima. “A unidade contará com dispensação de medicamentos, atendendo a comunidade dos bairros Jardim 3L, Alexandria, Integração, Morro da Pedra e Pinhal, realizando um antigo sonho da comunidade”.

Além destes locais, as UBSs Laranjeira, Cohab, Central e a Secretaria de Saúde também estarão em processo de reformas.

Cuidado com as antigas

A preocupação da Secretaria tem foco nas unidades mais antigas. Algumas delas, como a Jardim 3L, apresentam problemas desde o início da pandemia. Esta UBS fica no porão de uma escola, o que causa desconforto na equipe de saúde e também nos alunos. “Nós vimos a necessidade. As crianças brincam no pátio, e as enfermeiras não conseguem ouvir o paciente em função do barulho. Ao mesmo tempo, as crianças também ouvem o que se fala”, comenta a secretária Ana Elisa, orgulhosa da nova unidade em construção.

Na UBS Central, uma das mais requeridas pela população, o principal objetivo das obras será no acesso ao espaço e aos atendimentos realizados. Além de uma ampliação no estacionamento da unidade, a parte interna contará com um aumento no número de salas, ampliando o número de serviços à população e evitando maiores filas por espera.

UBS Nova Parobé

Outra Unidade Básica de Saúde a passar por reformulações em sua estrutura foi a UBS Nova Parobé. Nela, um dos principais problemas identificados pela SMS foi o mal estado do telhado. Conforme explica a secretária Ana Elisa, o número de goteiras era significativo e isso atrapalhava o atendimento. “Na Nova Parobé chovia como na rua. Tanto que o gesso da recepção já estava quase caindo. Estávamos com medo que a qualquer momento caísse”. Além do gesso, o forro e as telhas do local foram substituídos por materiais novos, qualificando o espaço.

Em relação a identificação do problema com as chuvas na UBS Nova Parobé, a secretária Ana Elisa explicou a atuação da Prefeitura. “Vimos a necessidade de uma reforma imediata na UBS em função de que chovia muito. Foi investido em torno de R$ 40 mil nesta reforma. Ainda falta, está em fase final, a pintura”, finaliza Ana sobre algumas das atividades que estão sendo feitas pela Secretaria.