UBS Integração estende horário de atendimento em Parobé

Foto: Eder Zucolotto-Prefeitura de Parobé

A prefeitura segue atenta às demandas dos parobeenses, em especial no setor da saúde. Prova disso é a ampliação no horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Integração, diminuindo o fluxo no hospital municipal. A medida estende o horário de atendimento da UBS até a meia-noite.

 

Para ser possível esta alteração no serviço clínico do município, o local conta com atendimento médico de dois clínicos gerais já a partir das 16h, até o horário estipulado. Esta mudança custa cerca de R$ 50 mil para a Administração, e amplia os acessos da comunidade na Saúde.

Com início na última segunda-feira (23), a ideia com a implantação do terceiro turno é de ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente aos trabalhadores, como conta o prefeito Diego Picucha (PDT). “Os trabalhadores, que não tem tempo de ir durante o dia a uma UBS, tem a oportunidade de cuidar da saúde durante a noite, dispondo de uma equipe multiprofissional”, explicou Picucha.

Além dos clínicos gerais, a UBS terá, até a meia noite, serviços odontológicos e atendimento com médico pediatra, suprindo outras carências dentro da saúde neste horário.

Hospital municipal segue atendendo casos de urgência no município

Apesar da extensão do atendimento, a população deverá estar atenta aos requerimentos feitos na UBS. Isso porque o espaço não é o indicado para casos de urgência. Nestas situações, segue a indicação de procura do hospital municipal. “Casos de emergência e de urgência, como falta de ar intensa, crise convulsiva, intoxicação, choque elétrico, hemorragias, crise asmática, diabético com alterações, dor forte, sangramento, febre (acima de 40 graus) e fraturas, continuarão sendo atendidos no Hospital São Francisco de Assis”, explicou a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima.

Ainda sobre as discussões para ampliação do atendimento, a secretária conta que esta definição se deu para “desafogar o alto fluxo de atendimento Hospital São Francisco de Assis, já que nosso Pronto Atendimento fica dentro do hospital”.

Alteração na UBS

A mudança que visa melhorar o atendimento à saúde da população ainda não tem definição de permanência, como conta a secretária. Perguntada sobre a forma como a Administração irá conduzir estas alterações, a secretária pontua que “passando o inverno, vamos reavaliar. Mas a princípio não é provisório não” finalizou Ana Elisa, trazendo boas notícias à comunidade.

Administração avalia

Diego Picucha, prefeito de Parobé. “Vai ser um fator fundamental para desafogar o atendimento hospitalar do nosso município, que agora poderá ser centralizado para os casos de urgência e emergência. Trabalhadores tem a oportunidade de cuidar da saúde durante a noite”.

Ana Elisa de Lima, secretária de Saúde. “Resultado primeiro dia positivo, visto que, tanto o Pronto Atendimento Integração, quanto o hospital, conseguiram, com está ampliação, atender com qualidade e a contento de toda a comunidade”.