Três Coroas investe em atendimento humanizado

Três Coroas – Atendimento humanizado com escuta qualificada. Estas são duas características que têm se destacado no acolhimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Três Coroas. Buscando modernizar a forma de tratar a população, no mês de agosto a Secretaria de Saúde implantou um novo sistema de atendimento, que agora disponibiliza consultas sem agendamento prévio para casos com maior gravidade. Na prática, uma pessoa chega com um problema à UBS e é recebida por um profissional da enfermagem, que analisa a severidade do quadro conforme sinais básicos e sintomas. Se for urgente, o atendimento acontece dentro de pouco tempo com os médicos da unidade; se não for, a consulta é normalmente agendada.

No modelo antigo, o paciente que precisasse de atendimento imediato deveria esperar que alguém desistisse de sua consulta previamente agendada. Agora, a prioridade é de quem realmente precisa. A enfermeira e responsável técnica do município, Débora Moraes, ressalta que “queremos garantir a solução do problema de quem vem até as unidades, com a certeza de que, agora, um maior número de pessoas poderá receber a atenção necessária”.

O novo sistema foi implantado simultaneamente em todas as UBS do município. Cada unidade terá um determinado número de fichas separadas exclusivamente para os pacientes que demandarem mais urgência no atendimento. É importante ressaltar que a nova forma de trabalho não acaba com os agendamentos, que ainda poderão ser realizados por telefone ou pessoalmente nos horários de funcionamento das unidades. “Estamos ainda no primeiro mês de funcionamento deste novo modelo. Tudo que foi alterado teve base em estudos e dados técnicos da Secretaria. Daqui pra frente, só vai melhorar”, afirma Débora.

Secretário de Saúde e Assistência Social de Três Coroas, Luiz Carlos Campos, ressalta que a modernização também contribui para o Hospital Oswaldo Diesel. ”Como estaremos realizando o atendimento prioritário em alguns casos, as pessoas não precisarão ir ao hospital, o que vai contribuir para desafogar a grande demanda que existe por lá”, explica. Além disso, Campos enfatiza a eficácia da marcação de consultas por telefone, que acabou com as filas em frente aos postos na madrugada.

Mais pontualidade nas consultas

A assistente da Secretaria de Saúde, Carla Müller, explica que as pessoas não precisam ter medo de perder a consulta e podem ir às unidades nos horários agendados.

O hábito de chegar cedo aos postos acomete a maioria da população, mas com a modernização no atendimento não é mais preciso esperar por horas no postinho. Basta comparecer no horário agendado para ter acesso à consulta.

Carla destaca que a ideia da Secretaria é aprimorar cada vez mais a questão da pontualidade nas consultas. Assim, será possível oferecer um serviço em que o paciente pode chegar e logo ser atendido, sem muito tempo de espera.

Acolhimento qualificado pode salvar vidas

A Política Nacional de Humanização estabelece que o acolhimento, etapa em que se realiza o primeiro atendimento ao paciente, é um dos principais processos constitutivos das práticas de promoção da saúde. A organização desta etapa favorece a qualificação da assistência prestada, podendo intervir positivamente no estado de saúde do indivíduo, e consequentemente da coletividade. Este primeiro contato não se trata apenas de uma prestação de serviços, mas sim de uma relação humanizada entre o profissional e o paciente, que deve ser ouvido atenciosamente. É com base neste conceito que Três Coroas tem modificado sua forma de receber a população nas casas de saúde.