Três Coroas é o único município da região a registrar mortes por Gripe A

Três Coroas – Neste ano, o Vale do Paranhana já registrou duas mortes em decorrência do vírus Influenza A (H1N1). Os casos aconteceram em Três Coroas. O primeiro óbito foi de um homem de 58 anos, que tinha como doenças crônicas a cardiopatia, pneumopatia e imunodeficiência. O paciente, que havia tomado a vacina de prevenção em abril, foi internado no hospital da cidade em 14 de maio, e faleceu no dia 15.

No caso mais recente, um homem de 74 anos, que não havia sido vacinado e estava sendo tratado no hospital desde 26 de maio, faleceu em 23 de junho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima tinha histórico de doença cardiovascular crônica e diabetes. Até agora, em todo Rio Grande do Sul, foram 12 pessoas que perderam a vida por causa do vírus, sendo que existem 90 casos confirmados da doença. A campanha de vacinação, que protege contra os três tipos mais comuns de gripe, foi encerrada em 31 de maio.

Meta de vacinação foi atingida

O Secretário de Saúde e Assistência Social do município, Luiz Carlos Campos, explica que foi ultrapassada a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde para as pessoas com prioridade. Deste grupo, 92,54% dos que residem no município receberam a imunização até o final da campanha. As doses foram liberadas para o restante da população após a data.

Sem efeito imediato

O secretário destaca que os dois que morreram já tinham histórico de doenças graves, e um não havia sido vacinado. Luiz explica que o efeito da prevenção não é imediato. “Para quem toma hoje a vacina, o efeito de resguardo terá atingido o ápice após cerca de 15 dias. Até lá, ainda existe risco de alguma contaminação”, completa. Existem suspeitas de que mais pessoas tenham contraído a doença no município, mas ainda não há nada confirmado. Entre o grupo prioritário para receber a imunização estão gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após parto), trabalhadores da saúde, idosos e crianças entre 6 meses a 6 anos incompletos. O restante das doses está reservado para última categoria, que em breve terá a segunda etapa de vacinação.