Taquara zera fila de mamografias com investimento zero e busca ativa

Foto: Magda Rabie

No mês dedicado a prevenção do câncer de mama, a prefeitura de Taquara celebra uma importante marca: a fila de espera de mulheres aguardando pela realização do exame de mamografia está zerada. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em fevereiro, 280 mulheres aguardavam para realizar a mamografia pelo SUS na cidade e depois de oito meses de trabalho, o setor de Marcação de Consultas conseguiu zerar esta demanda. Ainda segundo a secretaria, efeitos da pandemia e da suspensão dos atendimentos e exames eletivos são os principais fatores que aumentaram a lista de espera.
O investimento para zerar a fila de exames de mamografia não teve nenhum custo extra da prefeitura, uma vez que o trabalho do setor de marcação de consultas foi intensificado através de busca ativa e os exames foram realizados através do sistema de regulação do SUS. “Esta ação forte neste primeiro Outubro Rosa da primeira mulher prefeita de Taquara fez com que a SMS consiga atender as pacientes com brevidade antes que a doença progrida para um grau maior, visto que o câncer de mama tira muitas vidas todos os anos e precisamos incentivar mulheres e homens. Sim, homens também tem câncer de mama e temos casos em Taquara”, sintetizou Ana Maria Rodrigues, secretária de saúde de Taquara.
As mamografias em Taquara são realizadas no Hospital Bom Jesus e através do sistema de regulação do Governo do Estado, mensalmente, 134 exames são realizados. Todas as mulheres a partir dos 40 anos têm direito à mamografia através do SUS. O exame é o único capaz de diagnosticar os tumores em estágios iniciais e assintomáticos, isto é, quando não apresenta sintomas e não são palpáveis no auto-exame e no atendimento clínico. Mulheres mais jovens com histórico de doença na família e homens suspeitos da doença também têm direito ao exame. A solicitação do exame é feita durante consulta médica nas unidades básicas de saúde da cidade.

Compromisso de ampliar a oferta

A prefeita Sirlei Silveira não esconde a satisfação pela fila de exames de mamografia estar zerada e garante que o trabalho seguirá forte para atender a comunidade que necessita de exames como a mamografia. “A realização anual do exame é a forma mais eficaz de oferecermos qualidade ao paciente caso positive para a doença. As chances de cura no diagnóstico precoce são altíssimas. Nos colocamos no compromisso de ampliar a oferta de atendimento para cada vez mais moradoras”, destacou Sirlei. Além da fila de mamografias, o trabalho realizado pela SMS permitiu que outras demandas fossem atendidas em Taquara. “Neste momento, estamos trabalhando para zerar as ecomamarias e ecotransvaginais. Também estamos com zero fila de espera para nutrição, endoscopia e neurocirurgia”, explica a secretária Ana Maria Rodrigues. “Já pensando no Novembro Azul, estamos trabalhando para atender a demanda de exames de ecografia de próstata”, complementa a secretária.