Taquara projeta novo edital para qualificação de farmácia especial

Farmácia fica junto ao setor administrativo da Secretaria de Saúde. Foto: Arquivo/JR

Taquara – Após não receber propostas na licitação realizada no início de agosto, a Prefeitura de Taquara projeta um novo edital para qualificação da Farmácia de Medicamentos Especiais. O local funciona junto ao setor administrativo da Secretaria de Saúde e atende mais de 1.900 pacientes todos os meses, com a dispensação de medicamentos e insumos.

O investimento projetado vai agregar um novo depósito para acondicionar todos os medicamentos e materiais, com climatização adequada, incluindo uma câmara de conservação para garantir a qualidade dos medicamentos que necessitam de refrigeração. Hoje os materiais são armazenados em diferentes salas dentro da estrutura da secretaria. Também será criado um consultório para o farmacêutico realizar atendimento individual, que hoje não existe.

O município realiza o investimento com ajuda do Estado. Em 2021, Taquara aderiu ao Programa de Financiamento Farmácias Cuidar+ RS e foi contemplado com um montante de R$ 55 mil. “Agregar recursos financeiros é fundamental para qualificar e ampliar os serviços ofertados à população e para garantir acesso digno para o maior número de pessoas”, destaca a secretária de Saúde Mariane Farias da Silva.

Orientação correta e privacidade para pacientes
Segundo a secretária, a adequação para que o farmacêutico possa realizar atendimento individualizado vai possibilitar a orientação correta sobre o uso dos medicamentos, garantindo a privacidade dos pacientes. “A adequação da área de armazenamento dos medicamentos e insumos, que hoje são estocados em espaços separados do atendimento devido a falta de espaço físico, principalmente no que se refere aos materiais com maior volume como dietas, leites especiais e fraldas, vai garantir que o atendimento ao paciente seja mais qualificado e ágil”, reforça.

O Programa Farmácia Cuidar+, do qual o município foi beneficiado, está estruturado em três eixos de implementação nas farmácias de Medicamentos Especiais: Estrutura, Cuidado Farmacêutico e Identidade Visual. Em Taquara deverá ser aplicado o mínimo de 40% do recurso no Eixo Estrutura; mínimo de 30% do recurso no Eixo Cuidado Farmacêutico e mínimo de 5% no Eixo Identidade Visual, que consiste em padronizar a estrutura da farmácia como forma de identificação do local que prestará serviços clínicos farmacêuticos ao cidadão.