Taquara projeta mutirão de exames para resolver atraso em ecografias

Secretaria de Saúde de Taquara com desafios para superar a fila de espera nas ecografias. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – A Secretaria de Saúde de Taquara está projetando a realização de um mutirão de ecografias para resolver a demanda em atraso no município. São mais de mil pessoas que aguardam autorização para o exame de imagem. A contratação do serviço está em processo de licitação.

“A empresa que realiza as ecografias como contratada do município acabou atrasando o serviço nos últimos meses. Eles alegam que é em função de uma mudança, e isso prejudica inclusive outros municípios da região. Assim que finalizado o processo licitatório, vamos iniciar o mutirão e chamar as pessoas”, explica o secretário de Saúde Douglas Marques de Mello (Dodô Mello). A expectativa do município é de resolver a demanda atrasada em três meses após o início dos serviços.

O mutirão é uma das primeiras ações do secretário à frente da Saúde, pasta que assumiu nos primeiros dias de janeiro. Dodô já foi coordenador da UBS Santa Teresinha por seis anos e nos últimos dois assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores, se licenciando para ocupar o primeiro escalão do governo de Sirlei Silveira.

Outras mudanças
Os atendimentos pediátricos são outra ação já colocada em prática pelo secretário. Ele conta que, enquanto vereador, ouvia muitas reclamações das mães sobre a falta de atendimentos com livre demanda. Desde o início do ano, as consultas passaram a ser livres na parte da manhã e agendadas na parte da tarde. “Ainda deixamos uma quota de 30% para atendimentos emergenciais à tarde”, conclui.