Taquara prepara estrutura para receber as primeiras doses da vacina contra o coronavírus

Foto: Lilian Moraes

Taquara – A Secretaria de Saúde de Taquara está organizada para receber as primeiras doses da imunização da Covid-19, conforme salientou a secretária da pasta, Ana Maria Rodrigues, durante reunião, na manhã desta terça-feira (19) com representantes da pasta, do Hospital Bom Jesus e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A secretária reforça que não será uma vacinação em massa e alerta a comunidade a não se deslocar até às Unidades Básicas de Saúde e continuar com as medidas de enfrentamento à doença. Ainda não se sabe o número de doses que Taquara receberá, sendo a entrega prevista para esta terça ou quarta, dependendo de comunicado do Estado para a retirada.

“Estamos de sobreaviso, com um planejamento municipal acontecendo, lembrando principalmente que não teremos vacinação em massa, é uma primeira remessa e num número reduzido, não sabemos exatamente a quantidade de doses que receberemos, mas são 341 mil doses para 65 municípios, um número extremamente baixo. Por isso, no primeiro momento, atenderemos os profissionais da UTI Covid do HBJ, do Centro de Triagem Covid Municipal e pessoas com 60 ou mais acamados em lares”, observa.

A secretaria reitera que estas primeiras doses não são para a população em geral e solicita a atenção e o apoio de todos. “Mesmo com todo o anseio, peço encarecidamente à população que não faça filas nas UBSs, que os idosos não saiam de casa. Mesmo as pessoas que integrarem os grupos prioritários, aguardem o nosso posicionamento. Vamos passar diariamente boletins informando os acontecimentos da vacinação em Taquara e não vamos omitir informação. Estamos com duas equipes para efetuar a vacinação, mais uma equipe móvel para o serviço durante as noites e iremos até os locais nesta primeira fase”, salienta.

Outra preocupação mencionada pela secretária diz respeito a fake news. “Não deem atenção a fake news, a informação oficial é a informação da Saúde. Neste momento de enfrentamento à pandemia, receber a vacina quando imaginávamos lá por fevereiro e março já é uma benção”.

Ana Maria finaliza pedindo que as pessoas continuem mantendo todos os cuidados, mesmo aquelas que receberem as doses. “Mesmo recebendo a vacina, todos devem seguir os protocolos, o uso da máscara, a higienização das mãos e o álcool gel”, afirma, lembrando que nesta sexta-feira, 22, os oito município da região farão uma campanha regional, com cartazes e folders, visando unificar as ações de prevenção e conscientização sobre a importância de medidas restritivas a Covid-19.