Taquara participa do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação neste sábado (16)

Foto: Agência Brasil

Por Prefeitura de Taquara
Crianças e adolescentes de Taquara com menos de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) com doses atrasadas de seu calendário vacinal poderão ser vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Piazito, Empresa, Santa Teresinha e Mundo Novo neste sábado (16), das 8h às 12h. A mobilização faz parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciativa do Ministério da Saúde que busca manter a vacinação em dia para esta faixa etária. A ação começou em 1º de outubro e segue até o dia 29.
Para que as crianças e adolescentes possam se vacinar, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS. As vacinas disponíveis nas UBSs são todas as que integram o calendário vacinal de crianças e adolescentes, como os imunizantes BCG, DTP, dTpa, Febre Amarela, Hepatite A e B, HPV Quadrivalente, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10, Poliomielite, Rotavírus, Tetra Viral, Tríplice Viral e Varicela. As vacinas ajudam a combater doenças como sarampo, caxumba, varicela, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras.
Meta de vacinação
A meta de cobertura vacinal é de 95% para a maioria dos imunizantes ofertados pelo SUS nesta campanha, segundo a proposta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Porém, a vacinação em Taquara está baixa em todas as etapas, de acordo com a enfermeira Fernanda Flores, que coordena a campanha de imunização no Município, levando em conta a possibilidade de aumento na mortalidade infantil. “Crianças não vacinadas são mais suscetíveis a adoecer e morrer, e a nossa preocupação aumenta principalmente com aqueles que são menores de seis anos”, comenta.
Através da vacinação, Fernanda lembra que este ato é a forma mais simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças, sendo importante para salvar vidas. “As vacinas têm a função de treinar o sistema imunológico para produzir anticorpos. A produção é realizada com formas mortas ou enfraquecidas de microrganismos como vírus e bactérias, fazendo com que não ocorra o contágio pela doença e nem coloquem as pessoas em risco. A vacinação é uma das armas mais poderosas que a saúde mundial tem neste momento”, ressalta.
Campanha segue até 29 de outubro
Quem não puder tomar a vacina no Dia D, pode procurar as UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha de segunda à sexta-feira até o dia 29 deste mês, quando encerra a Campanha Nacional de Multivacinação. A UBS Piazito está aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. As UBSs Santa Teresinha e Mundo Novo funcionam das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e a UBS Empresa atende das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h.