Taquara foca na saúde e trabalha na ampliação de atendimento para pacientes

Visita ao Hospital Bom Jesus, em maio deste ano. Foto: Cris Vargas/PMT

Taquara volta a ser pauta quando o assunto é saúde pública. O Centro Nefrológico do Hospital Bom Jesus deve passar por ampliação. A Prefeitura vai investir R$ 36.750,00 (valor já sancionado pela prefeita Sirlei Silveira) no projeto arquitetônico do local em que são realizadas as hemodiálises no Município do Paranhana.

 

O valor – oriundo de recursos próprios – deve ser transferido ainda nesta semana à Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), que é gestora da casa de saúde taquarense e solicitou o recurso. “Taquara é referência em hemodiálise para toda a região do Vale do Paranhana, atendendo, inclusive, moradores de Canela e Gramado. A estrutura atual, no Bom Jesus, já não consegue mais dar conta de toda a demanda, sendo necessária a ampliação, garantindo o atendimento para nossa população”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

 

DEPUTADO JOEL CITA RELEVÂNCIA

Em maio, a prefeita Sirlei Silveira, o deputado estadual Joel Wilhelm (PP) e o secretário municipal de Saúde, Dodô Mello, visitaram o Hospital Bom Jesus. “É uma região com uma alta demanda. Então, vimos que é necessária a ampliação desses serviços. Quando tivermos um projeto em mãos, vamos levar essa situação para a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, para demonstrar a necessidade e tentar o encaminhamento político para a liberação de recursos”, disse o deputado Joel Wilhelm. “É uma obra que poderá favorecer toda a nossa região”, conclui Wilhelm.

REFORÇAR ATENDIMENTO

Taquara tem feito investimentos pontuais na área da saúde, justamente para se tornar uma referência. Já atingiu esse patamar em atendimento em especialidades médicas, como a oncologia, e por ter uma estrutura física mais antiga no prédio do Hospital Bom Jesus, está trabalhando na ampliação/construção de um pronto atendimento, para facilitar e agilizar o fluxo de pacientes, além de duas unidades de internação hospitalar, com 66 leitos.

Agora o foco é na área da hemodiálise. “O Município espera captar recursos estaduais, a fim de que esta terapia renal substitutiva, tão importante para muitos taquarenses, seja oferecida a todos, sem a necessidade de se deslocar para outra cidade”, salientou a diretora municipal de Saúde, Mariane Farias.