Taquara cria serviço de acompanhamento pós-Covid para pacientes

Atendimento ambulatoriais iniciaram nesta quinta-feira. Foto: Cris Vargas

Taquara – Um serviço pioneiro na saúde pública no Estado, a Prefeitura de Taquara passa a oferecer atendimento pós-Covid para seus moradores com complicações causadas pelo novo coronavírus. Os trabalhos iniciaram nesta quinta-feira (15), no mesmo prédio onde já ocorre o acolhimento de pacientes com suspeita da doença, na Avenida Sebastião Amoretti, bairro Petrópolis, em ambulatórios específicos.

Uma equipe exclusiva foi capacitada para trabalhar com os pacientes pós-Covid. O serviço envolve enfermagem, médicos, nutrição, fisioterapia respiratória, farmácia, atendimento terapêutico em parceria com psicólogos da Faccat e físico em parceria com academias. “Sei por experiência própria que, mesmo após tratado o vírus, o corpo fica com algumas sequelas. Este serviço que estamos iniciando busca a dar maior qualidade de vida aos nossos moradores que foram afetados pela doença. Esperamos que todos se recuperem o mais breve possível”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

Os agendamentos são realizados pela Secretaria de Saúde, que entra em contato com os pacientes em tratamento, para saber se houveram sequelas. Caso o paciente relate alguma dificuldade em razão do vírus, é encaminhado para atendimento especializado. “Este serviço não é feito por demanda espontânea. Ou seja, é necessário agendamento prévio, que também pode ser feito pelo 2500-9005”, comenta a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues.

Pela manhã, a prefeita, a secretária Ana, o secretário de Administração e Orçamento, Jefferson Allan Müller, e o diretor de Saúde, Alex Alves, foram acompanhar os trabalhos da técnica em enfermagem Bruna Maciel, da secretária que acompanha os pacientes Grazieli Passos, da nutricionista Lilian Alves, da farmacêutica Ana Paula Maltha, do enfermeiro responsável pela Atenção Básica no Município, Daniel Rosa, e dos médicos Alicia Teles e Joedir Liveira.