Taquara aplica dose de reforço da vacina contra a Covid em idosos e imunossuprimidos

Idosos que tomaram duas doses da vacina contra a Covid começam a receber a dose de reforço Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taquara iniciou nesta terça-feira (21) o agendamento para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos acima dos 70 anos. A terceira dose da vacina também será oferecida para pessoas com alto grau de imunossupressão, que tomaram as duas doses do imunizante há 28 dias ou mais. As vacinas serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Teresinha.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, o agendamento será elaborado por ordem decrescente de idade, do morador mais idoso até chegar aos 70 anos. Inicialmente, a cidade recebeu 98 doses da vacina destinadas para a imunização de reforço e, portanto, não será aplicada por livre demanda. “Elegemos uma UBS na zona urbana do Município para realizar a vacinação, que só pode ser aplicada em uma sala de vacina. Nós estamos ligando para cada idoso através do telefone de contato que temos dessas pessoas quando aplicaram as doses anteriores”, explica. Deste público, Taquara vacinou 8267 pessoas com as duas doses.

 

Vacinação de imunossuprimidos

Além dos idosos, pessoas com alto grau de imunossupressão vacinadas com duas doses há mais de 28 dias também terão seu agendamento para tomarem a dose de reforço. O público-alvo será para pessoas que:

 

Terceira dose também é aplicada em lares de idosos

A vacinação da dose de reforço contra a Covid em Taquara começou na quinta-feira passada, em 16 de setembro. O primeiro público-alvo foi de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que tomaram as duas doses do imunizante há seis meses ou mais. A campanha para este grupo continua no Município.