Taquara amplia público-alvo da vacinação contra a meningite e HPV

Doses destes imunizantes são aplicadas nas UBSs Empresa, Piazito, Mundo Novo e Santa Teresinha Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara iniciou neste mês a ampliação da faixa etária que pode tomar as vacinas meningocócica ACWY, contra a meningite, e contra o HPV. Estes imunizantes podem ser tomados em qualquer época do ano em uma das salas de vacinas do Município, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Empresa, Piazito, Mundo Novo e Santa Teresinha. “São imunizantes essenciais para que nossas crianças e adolescentes consigam se desenvolver de forma saudável. Agora, vamos nos empenhar para que seja possível ampliar a cobertura vacinal deste público-alvo”, conta a prefeita Sirlei Silveira.

Para o caso da vacina meningocócica ACWY, a imunização agora é destinada para adolescentes de 11 a 14 anos. Este imunizante é aplicado em dose única ou como uma dose de reforço, conforme a situação vacinal. Já a vacina contra o HPV passa a ser aplicada em meninas e meninos de 9 a 14 anos, administrada em duas doses com um intervalo mínimo de seis meses entre elas. “É de extrema importância que essas crianças e adolescentes recebam estes imunizantes. Assim, eles ficam protegidos contra doenças graves”, destaca a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.

A vacina meningocócica ACWY protege contra meningites, encefalites e infecções bacterianas causadas pela bactéria Meningoco dos tipos A, C, W e Y. Já a vacina contra o HPV previne diversos tipos de cânceres causados pelo papilomavírus humano, e que podem se manifestar na vida adulta. “Com esta vacina sendo realizada ainda na infância ou adolescência, o corpo produz anticorpos a longo prazo para combater o vírus caso precise”, completa a secretária.