Taquara amplia atendimento pediátrico para todos os postos de saúde da região urbana

UBS Piazito, referência pediátrica. Foto: Lilian Moraes

Taquara – Desde a última semana, todos os postos de saúde da zona urbana de Taquara contam com atendimento pediátrico. A ampliação do serviço tem o objetivo de não sobrecarregar a UBS Piazito, até então a principal referência da especialidade, e também ofertar um atendimento mais próximo ao local de moradia das famílias.

“Existiam unidades que não tinham pediatra. A diferença de termos essa descentralização consolidada é que vamos fazer o acompanhamento das crianças. Isso vai dar mais segurança para a família e garantir um atendimento contínuo e com histórico”, destaca a secretária de Saúde Ana Maria Rodrigues.

As consultas ocorrem através de agendamento nas UBSs dos bairros, tendo em cada turno duas vagas para casos de emergência. Há também nos postos a subespecialidade da puericultura, que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Já no Piazito o serviço continuará sendo ofertado à livre demanda, com pediatra de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

“Quando encerra a atividade dos postos, temos o Pronto Atendimento 24 Horas com clínicos que fazem o atendimento pediátrico. Já no hospital, que é uma emergência, tem o emergencista que presta esses serviços”, complementa a secretária.

Em casos que necessitem internação clínica, o hospital de Taquara encaminha as crianças para leitos pediátricos nos hospitais de Parobé ou Igrejinha, através de acesso regulado.

Como fica o atendimento em cada UBS da rede

Na Unidade Básica de Saúde Empresa o atendimento será realizado todos os dias pela Dra. Claudia Rocha Azocar, ou seja, às segundas, terças e quartas pela parte da manhã e quintas e sextas pela parte da tarde.

Na UBS Mundo Novo o atendimento já ocorria com um dia de serviço pediátrico na quarta pela manhã e tarde com a Dra. Patrícia Basso Mainardi e nesta ampliação passa a ter também atendimento na terça-feira pela manhã com o Dr. Sérgio Leandro da Rosa.

Na UBS Santa Terezinha o atendimento pediátrico será na tarde da terça-feira com o Dr. Sérgio Leandro da Rosa e nas sextas-feiras com atendimento pediátrico da Dra Patrícia Basso Minardi, manhã e tarde.
A UBS Santa Maria terá atendimento nas quartas-feiras à tarde com. Dr Sérgio Leandro da Rosa.

UBS Eldorado contará com atendimento nas quintas-feiras, manhã e tarde, com Dr Sérgio Leandro da Rosa.

Mais consultas e vínculos nos bairros

O diretor de saúde Alex Alves Rodrigues explica que a pandemia afetou a rotina das crianças, o que tem levado a diversos casos de obesidade. “Isso tem sido muito nítido nas UBSs. Com esses pediatras, vamos conseguir monitorar melhor essas crianças e dar uma resposta melhor a nível de saúde pública.”

Ele acrescenta que com a descentralização os profissionais são espalhados na rede, o que garante atendimento para mais pessoas e com mais qualidade. “Com isso também se cria um vínculo dentro do bairro com os pediatras. Não é mais preciso a mãe sair de um extremo da cidade e ir até o Piazito. Construímos isso para evitar esse percurso e a superlotação desse centro”, conclui.

Olhar atento e qualificado para crianças

Além de atendimento pediátrico, a UBS Piazito oferta consultas com psicólogas, fonoaudióloga, psiquiatra e nutricionista. Também há o Teste do Pézinho e a sala de vacinas.

A secretária Ana Maria Rodrigues resume a importância de ampliar o atendimento: “Atender crianças é entender que este público precisa ter uma agenda de consultas periódicas para não comprometer o desenvolvimento e bem-estar infantil, com um olhar resolutivo e acolhedor no qual se acompanha o crescimento e o desenvolvimento e são dadas orientações à família sobre os cuidados que a criança requer, como alimentação e hábitos saudáveis. Também oportuniza que muitas enfermidades possam ser prevenidas.”