Setembro Amarelo: prevenção e conscientização são fundamentais

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em todo o país, o Setembro Amarelo. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

Em 2022, o tema da campanha é “a vida é a melhor escolha”. Na região de cobertura do Grupo Repercussão, as prefeituras realizam diferentes ações de conscientização junto a população, com atividades direcionadas para diferentes públicos.

A importância da prevenção para evitar novos casos também é ressaltada por profissionais que atuam na rede de apoio da assistência em saúde e que se dedicam ao estudo do tema. Camila Nied, enfermeira doutoranda em Saúde Coletiva, com pesquisas na área de saúde mental e prevenção do suicídio, ressalta que “as pessoas precisam entender que saúde não diz respeito somente às condições do corpo físico ou à ausência de doenças. A saúde engloba vários aspectos da vida, como por exemplo, questões sociais, culturais e mentais. Portanto, quanto maior o acesso às informações sobre como lidar com as pressões do dia a dia e como agir de maneira positiva frente às situações da vida, mais chances temos de reduzir o sofrimento psíquico e, consequentemente, melhorar a saúde das pessoas como um todo”.

“Precisamos conversar sobre o tema”, salienta professora especialista em saúde mental

Cristine Kasmirscki é enfermeira especialista em saúde mental e professora do curso de enfermagem da Faccat. Para ela, ampliar as abordagens é fundamental. “Precisamos conversar a respeito das doenças de saúde mental, pois são as principais causas do suicídio. A maioria dos casos podem ser prevenidos, desde que existam condições de ajuda para a pessoa e sua família, tendo acesso a informação e tratamento psiquiátrico adequado. Temos que deixar o preconceito de lado. Deve-se investir ainda mais em propagandas, em atividades educativas, em políticas públicas, em qualificação dos profissionais da saúde, com intuito de traçar planos com estratégias de prevenção”.

Alunos e pacientes

Em Parobé, profissionais da saúde e população são envolvidos na campanha. Uma capacitação com a rede de saúde sobre indicadores, casos e informações sobre prevenção do suicídio foi realizada, assim como um comitê de orientação foi montado na praça 1º de Maio no Dia de Prevenção ao Suicídio. Em todas as UBS’s, assim como em todas as escolas da rede municipal e estadual, estão sendo realizadas rodas de conversa com o objetivo de falar em prevenção, manejo, riscos e cuidado com a saúde mental.

Ações em Igrejinha e Sapiranga

Em outras cidades da região, a campanha do Setembro Amarelo também recebe uma atenção especial. Em Igrejinha, uma cartilha digital foi lançada pela prefeitura e distribuída a todos os servidores e divulgada nas redes sociais. Unidades de saúde também recebem atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. Em Sapiranga, o totem de entrada do município recebeu iluminação especial em alusão a campanha do Setembro Amarelo e outras atividades também estão em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde.