Serviço de oncologia será retomado nos próximos dias no Hospital de Taquara

Taquara – O Hospital Bom Jesus completa 15 dias de reabertura nesta quinta-feira. Sob direção da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), aos poucos, a casa de saúde retoma os serviços que eram prestados antes da crise que levou ao seu fechamento, no dia 10 de março, com a renúncia da antiga gestora. O hospital é referência em atendimento para todas as cidades do Vale do Paranhana, além de Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Na tarde desta quarta-feira (29), a direção da AHVN esteve em reunião com os proprietários da empresa que prestava os serviços de oncologia através de convênio antes do encerramento das atividades da casa de saúde. A expectativa é de retomada nos próximos dias. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, os exames de laboratório e raio-x já estão sendo realizados.

Números de atendimentos realizados até agora no HBJ
Desde a sua reabertura, o Hospital Bom Jesus já atendeu um total de 338 pacientes. Dos dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro estão sendo ocupados. Embora estejam disponíveis para tratar casos graves de infecção pelo novo coronavírus, os leitos estão sendo utilizados por pessoas sem a doença. Nos leitos clínicos, são 19 lugares ocupados. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa da casa de saúde.

Potencial para novos leitos de UTI
Em recente entrevista concedida à reportagem, o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin, ressaltou que em um cenário de agravamento da situação do coronavírus, há a capacidade para instalação de mais dez leitos de UTI. Por meio de um contrato de cinco anos, o governo do Estado vai repassar mensalmente R$ 1,6 milhão e a Prefeitura de Taquara R$ 366 mil para manutenção das atividades do hospital de Taquara. Nas próximas semanas deverão ser realizadas adaptações físicas na estrutura. Entre as modificações projetadas está a ampliação da sala de espera.