Secretaria de Saúde de Taquara inicia implantação de prontuário eletrônico nas unidades básicas

Paulo Linden, funcionário de TI da Prefeitura, explica sobre o novo sistema. Créditos: Magda Rabie

Taquara – Com o intuito de potencializar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Taquara (SMS) está iniciando um processo de informatização, implantando o prontuário eletrônico G-MUS, em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a secretária da pasta, Ana Maria Rodrigues, a secretaria já possuía este sistema de informação, licitado pela empresa Inovadora, mas somente uma UBS estava utilizando. A intenção é que até maio, o sistema esteja implantado em todas as 15 unidades de saúde, promovendo maior racionalidade no atendimento.

“Mais um planejamento que nós, há um mês à frente da secretaria, começamos a operacionalizar. É muito importante numa gestão de saúde a informatização e o G-MUS é uma potencial ferramenta de informática que contempla todos os setores, dando a possibilidade de regulação, imunização, controle de veículos, sistema de frotas, enfim fazer toda a gestão da secretaria. Só que para isso efetivamente acontecer precisamos implantar de uma forma integral, efetiva e resolutiva o que denominamos e está preconizado como ferramenta obrigatória de trabalho em todas as SMS do país, que é o prontuário eletrônico”, explica Ana, lembrando que o único custo para o Município será da capacitação dos profissionais para o manuseio do sistema. “Teremos um custo de apenas 40 horas de capacitação que já está previsto no contrato, nada mais. Já estamos organizando o cronograma, e logo, vamos fazer a capacitação in loco nas 15 UBSs” .

Gestora nata da área de saúde pública, quando chegou na secretaria municipal e percebeu a inexistência de um serviço informatizado interligado entre as UBSs, Ana Maria, contatou a equipe de TI da Prefeitura e a empresa Inovadora para organizar a proposta de implantação imediata do prontuário eletrônico na SMS de Taquara para a utilização de 100% dos postos de saúde do Município.

“O prontuário será o que fazemos hoje com as fichas de atendimento ambulatorial no papel. Todas as informações, todo cadastro do usuário do SUS de Taquara será enviado para dentro do sistema. Assim, onde o paciente circular, seja na farmácia municipal, num encaminhamento de exames, num transporte para algum hospital, tudo será registrado. Teremos uma visão geral de quem é o nosso usuário, o histórico de saúde do nosso paciente. Os médicos, enfermeiros, agentes de saúde, atendentes poderão acessar o prontuário, cada qual em uma parte específica, com permissão de acesso ao que se refere ao seu atendimento, pois há o sigilo”, afirma a secretária.

O pedido para a implementação de um sistema informatizado nas secretarias municipais de saúde do país veio em 2019 pelo Ministério da Saúde. O MS emitiu diversas portarias regrando o prontuário eletrônico, mas em Taquara, esta solicitação não teve a devida atenção. Conforme explica Ana Maria, o sistema G-MUS será interligado com o E-SUS que é a ferramenta de gestão de informação do MS utilizado para converter os dados para a base nacional.

“Queremos usar 100% da capacidade que o sistema G-MUS de gestão e saúde possa nos oferecer, assim vamos ter dados e condições para tomadas de decisões para novos programas, projetos e acompanhar a execução do nosso orçamento”, garante a secretária.