Secretaria de Saúde de Taquara abrirá cadastro online para vacinar pessoas acima de 60 anos

Secretária Ana Maria Rodrigues explica que cadastro pode ser feito da residência de cada idoso, evitando sair à rua. Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Taquara – A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Taquara irá liberar um formulário online para cadastro de pessoas com 60 anos ou mais para receberem a vacina contra a Covid-19, quando a imunização estiver na etapa deste público. Conforme a pasta, o objetivo é conhecer a realidade dessas pessoas, quantas são e iniciar o planejamento para as atender no momento oportuno.

A iniciativa, conforme a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, também busca evitar que a população idosa, um dos grupos de risco do novo coronavírus, se aglomere nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar. Com o formulário, será possível analisar quem poderá receber o imunizante em casa ou quem terá agendamento para tomar a vacina no posto. “Queremos proteger este público, evitando ao máximo a exposição deles a ambientes que possam trazer riscos de infecção pelo vírus”, destacou.

A população poderá fazer o cadastro destes idosos através de um link que estará disponível a partir de segunda-feira no site da Prefeitura de Taquara, por um número de whats que também será divulgado no início da próxima semana ou ainda através de um contato operado por uma funcionária da Secretaria da Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O cadastro ficará aberto até o dia 28 de fevereiro. “Solicitamos a colaboração de familiares e amigos destes idosos, que muitas vezes não têm conhecimento tecnológico para preencherem sozinhos o cadastro. Colaborem auxiliando-os neste processo que será muito importante para eles”, orientou Ana.

Neste momento, a vacinação ocorre em profissionais da saúde e pessoas em instituições de longa permanência. Segundo Ana, a próxima etapa da primeira fase será com idosos acamados, acima de 75 anos e população quilombola. Na segunda fase entrarão aqueles entre 60 e 74 anos. Porém, ainda não se sabe exatamente quando será, pois depende de mais lotes da vacina contra a Covid.