Secretaria de Saúde de Riozinho anuncia mudanças no agendamento de consultas

Riozinho – O vice-prefeito e secretário da Saúde, Diogo Pretto, anunciou nesta sexta-feira mudanças no atendimento ao público pela Secretaria da Saúde em função da pandemia de coronavírus. A partir de segunda-feira, dia 23 de março, o Posto de Saúde do Centro estará priorizando o atendimento para pacientes que possam vir a ter os sintomas do Covid-19. “Será feita uma triagem e daremos prioridade neste momento para quem apresentar sintomas do coronavírus. Teremos médico atendendo normalmente os casos de urgência. Pedimos às pessoas que não se encontram nessa situação, que permaneçam em suas casas. Isso irá facilitar o atendimento para quem mais precisa neste momento. Antes de ir ao posto, recomendamos que liguem para o telefone 3548 1195 para sanar dúvidas”, ressaltou Diogo.

Já o Centro de Especialidades irá entrar em contato com os pacientes que estão com consultas marcadas para agendar nova data. “Gestantes e crianças seguirão sendo atendidas no local pelo obstetra e pediatra. Os demais casos serão atendidos somente em caso de urgência”, reforça o secretário.

DENTISTAS
O Centro Odontológico não receberá novos casos. Um dentista estará de plantão para atender casos de urgência.

TRANSPORTE A PORTO ALEGRE
O serviço de transporte de pacientes a Porto Alegre será interrompido e somente estará à disposição de pacientes com casos de oncologia ou urgência. “Estas medidas foram discutidas com o prefeito Valério Esquinatti. Estamos cumprindo determinações do Ministério da Saúde e do governo do Estado, nessa mobilização nacional contra o coronavírus. Pedimos a compreensão da comunidade para que procure atendimento no sistema de saúde somente se houver suspeita de coronavírus. O momento é de cada um fazer sua parte e ser solidário”, define Pretto.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Segunda-feira, dia 23, inicia a vacinação contra a gripe (influenza). Este ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a imunização em 30 dias, a qual será realizada por etapas e grupos prioritários. A vacinação encerra dia 22 de maio. Nesta primeira fase serão atendidos idosos (60 anos e mais), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias depois do parto) e crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias.

A segunda etapa iniciará em 16/04 e irá abranger professores. A terceira, a partir de 09/05, atenderá portadores de doenças crónicas, povos indígenas e adultos entre 55 a 59 anos.

Horário de funcionamento da sala de vacina: Segunda a sexta -feira. Manhã, das 8h30 às 11h. À tarde, das 13h30 às 17h. Solicita-se que os pacientes cheguem com antecedência de 20 minutos antes do último horário de funcionamento da sala, munidos da carteirinha de vacina.