Secretária apresenta a presidente da Ampara ampliação do prazo para desconto no Assistir

Por SES/RS

Uma reunião nesta quarta-feira (9) entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), discutiu a participação de hospitais da região, na Encosta da Serra, no programa Assistir.

A secretária informou ao presidente da Ampara sobre a ampliação, até junho, do prazo em que não será feito o desconto previsto no Assistir aos hospitais que tiveram redução do incentivo estadual. E que a partir de julho haverá um desconto de 17% no valor durante 12 meses, até julho de 2023, prazo para a adequação das gestões hospitalares ao programa. A partir deste período a redução será de 25% e, assim, gradativamente até atingir o valor estipulado pelo programa.

Para executar a proposta, apresentada à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e à Ampara, o Governo do Estado está colocando R$ 221,7 milhões a mais no Orçamento de 2022.

No encontro, o diretor-executivo do Hospital São Francisco de Assis, João Schmidt, apresentou à secretária e à diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Fagundes, a proposta de ampliação dos serviços para evitar a redução dos incentivos à unidade. As propostas serão analisadas pela Secretaria da Saúde.

“O Assistir coloca com clareza que era necessário ter critérios transparentes, equânimes e justos. Nós desejamos, onde há possibilidade, incrementar a implantação de novos serviços no Assistir”, comentou a secretária Arita Bergmann. “Os novos prazos vão dar mais tempo de negociação e permitir às gestões hospitalares fazerem a entrega de serviços”.

O presidente da Ampara elogiou o programa:

“O critério para nós é pacífico. Somos favoráveis à adequação proposta no programa. O objetivo do encontro era fazer a intermediação para que o hospital possa manter os recursos acrescentando serviços”, disse Leandro Horlle.

Participaram ainda do encontro as secretárias de Saúde de Parobé, Ana Elisa Lima, de Planejamento em Saúde de Igrejinha, Simone do Amaral, o procurador do município, Marcus Vinícius, e Jalmir Pin, superintendente da  Associação Hospitalar Vila Nova, que administra o Hospital Bom Jesus, em Taquara.