Sacola Inteligente Dose Certa é o novo projeto do CAPS de Três Coroas

Foto: Everton Streit/Comunicação Prefeitura Três Coras

Por Prefeitura de Três Coroas

O CAPS de Três Coroas lançou recentemente um projeto piloto intitulado de “Sacola Inteligente Dose Certa”. A ideia é de que equipe de enfermagem do CAPS possa separar as medicações dos pacientes psiquiátricos para melhorar a organização pessoal desses usuários.

A sacola possui compartimentos para colocação das receitas e os remédios divididos em café da manhã, almoço e janta, oferecendo mais autonomia para os pacientes.

Os recursos para a confecção dessas sacolas são do programa Qualificar SUS, que prevê investimentos na estruturação da assistência farmacêutica de atenção básica aos municípios habilitados, ao qual Três Coroas já está habilitado.

Neste primeiro momento serão contempladas 50 pacientes que fazem uso de medicação controlada supervisionada pelo CAPS.

“Além de maior autonomia ao paciente, o projeto reforça a organização pessoal e a segurança do uso de dose da medicação prescrita, além de ampliar os espaços de participação dos usuários no serviço e melhorar consideravelmente a nossa comunicação com o paciente, fortalecendo o vínculo com a instituição”, afirma a coordenadora do CAPS e terapeuta ocupacional Lívia Lincke.

Em breve, o projeto será ampliado para as unidades de saúde, contemplando os pacientes que usam várias medicações de hipertensão e diabetes.