Rolante registra morte de bugio por febre amarela

Rolante – A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada pelos Bombeiros Voluntários de Rolante, no dia 19 de fevereiro, sobre o recebimento de um Primata Não Humano (PNH), bugio, doente encontrado na localidade de Alto Rolante, que veio a óbito horas depois. Conforme orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) todo bugio morto deverá ter material coletado para pesquisa do vírus da febre amarela.

No dia 26 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado das amostras coletadas, que confirmou positivo para o vírus da Febre Amarela.

“Lembramos que o único meio de prevenção à Febre Amarela é a VACINAÇÃO, a qual está sempre disponível nas salas de vacina do município”, informa a prefeitura.

A Febre Amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos que habitam áreas silvestres. É uma doença com alta letalidade, que pode ser prevenida através de vacina. O homem e os macacos são afetados pela doença. Os macacos são muito sensíveis ao vírus, são os primeiros a serem atingidos e são de extrema importância para o monitoramento da presença do vírus, agindo como sentinelas. “Portanto, não mate os bugios”, ressalta o Executivo.