Rolante implanta Projeto Saúde do Trabalhador e possibilita serviços em horário ampliado

Unidade de Saúde de Alto Rolantinho terá horário expandido Foto: Lucas Zomer

Cientes da necessidade de atender as demandas da saúde do município e com um olhar voltado para os trabalhadores da indústria calçadista – base da economia da cidade – a Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na quarta-feira, 7, o projeto Saúde do Trabalhador.
Com o objetivo de atender a necessidade dos munícipes, que por conta do trabalho não conseguem horários para fazer uso do Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS ampliou os horários de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Rio Branco e Alto Rolantinho, descritos pelo secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves, como os dois maiores bairros de Rolante.
Conforme o responsável pela pasta, os serviços de nutrição, odontologia, médico e psicólogo, além da equipe de enfermagem e da farmácia municipal estão disponíveis toda quarta-feira, das 18h às 21h.”O pessoal poderá consultar, ganha a receita ali mesmo, da medicação básica, e já vai poder ter o seu remédio disponível”, explica Gonçalves.
Com relação aos horários agendados, a Administração esclarece que parte será de atendimento exclusivo do trabalhador e outra parte será destinada para livre demanda.

População satisfeita

No dia do lançamento do projeto, o secretário conta que esteve presente nos postos acompanhando o atendimento e recebeu um retorno positivo da população que já fazia uso dos serviços, embora ainda seja apenas o início. “É gratificante sentir a alegria das pessoas em estar recebendo esse atendimento em horário diferenciado. Era possível perceber a alegria da população chegando a noite, em ambas as UBSs, se sentindo valorizadas”, cita. “É o reflexo do comprometimento que a gestão tem com a comunidade. É muito bacana. Recebemos também muitos agradecimentos por nós estarmos, em seis meses, colocando muitas coisas em ação, assim como muitas melhorias já sendo implantadas no município”, conclui.

Responsáveis falam

Pedro Rippel, prefeito de Rolante. “No momento que identificarmos que existe uma demanda maior e que seria bom implantar em outros bairros, como, por exemplo, o Santo Antônio ou até mesmo em Alto Rolante, nós vamos trabalhar para expandir o projeto”.

Ricardo Gonçalves, secretário de Saúde de Rolante. “É gratificante sentir a alegria das pessoas em estar recebendo esse atendimento em horário diferenciado. Era possível perceber a alegria da população (…)”.

Importância

“Vejo com bons olhos isso, porque vem ao encontro de um desejo dos empresários e trabalhadores, que tenham essa opção. Por que, até então, tem o plantão que é urgência e emergência, mas esse atendimento ambulatorial não tinha depois do horário. Então, esse projeto chega para suprir essa necessidade”, cita Rippel, sobre a importância do Saúde do Trabalhador.

Ideia de expansão é trabalhada

Sobre o projeto, Pedro Rippel destaca que a Administração trabalha com a possibilidade de promovê-lo em outros postos de saúde da cidade. “No momento que identificarmos que existe uma demanda maior e que seria bom implantar em outros bairros, como, por exemplo, o Santo Antônio ou até mesmo em Alto Rolante, nós vamos trabalhar para expandir o projeto. Contudo, como é algo novo, nós precisamos agir com cautela. O que, repito, não impede que esse trabalho seja ampliado”, pontua o chefe do Executivo.
Ricardo Gonçalves relembra que a iniciativa é uma proposta de governo da Administração e reforça a intenção da gestão de expandir o projeto. “Em campanha, as pessoas relatavam a questão da demanda e o prefeito entendeu que o setor precisaria de algumas melhorias. Foi um compromisso de governo”, explica o secretário. “Estes dois bairros são mais descentralizados, por isso, a decisão de iniciarmos neles, mas futuramente existe, sim, a possibilidade de implantarmos o projeto em demais postos do município”, finaliza.