Rolante é o município com a melhor transparência sobre vacinação Covid-19 no Vale do Paranhana

Foto: Lilian Moraes/Grupo Repercussão

Rolante, segundo estudos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), é o município com a melhor transparência sobre vacinação da Covid-19 no Vale do Paranhana.

Os dados da vacinação devem ser divulgados nos sites institucionais das Prefeituras. O levantamento utilizado para o estudo do TCE foi realizado com informações dos meses de julho, agosto e setembro deste ano e Rolante obteve nota 10 nesta avaliação.

O TCE avaliou 11 critérios que verificam o cumprimento da legislação que, entre outras coisas, determina que os municípios devem disponibilizar informações atualizadas sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e sua execução de forma padronizada e clara, em página oficial na internet.

Em muitos casos, foi verificado que as informações estavam sendo veiculadas nas redes sociais dos municípios, como Facebook e Instagram, mas não nos portais institucionais (site oficial da Prefeitura), o que inviabilizava o amplo e fácil acesso às informações de forma mais segura e gratuita.

A avaliação preliminar dos resultados obtidos pelos técnicos do TCE, realizada entre 19 de julho e 9 de agosto de 2021, foi disponibilizada aos gestores e aos responsáveis pelo Controle Interno dos municípios de modo a permitir que ajustes fossem feitos e, na sequência, que fosse solicitada a revisão da avaliação por discordância ou por correção dos itens apontados como “não atendidos”.

“Estou muito feliz pelo fato de Rolante ter ficado em primeiro lugar no Paranhana nesta avaliação porque a transparência é fundamental não apenas nas informações relacionadas à vacinação, mas em todo o trabalho que a Administração desenvolve. Parabenizo a toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, através do secretário Ricardo Gonçalves, que não mede esforços, com todos os seus colaboradores, para que a vacinação seja feita de forma ágil e organizada. Nesta semana já começamos a vacinar adolescentes a partir de 13 anos. É uma alegria imensa ver nossa comunidade sendo imunizada”, salienta o prefeito Pedro Rippel.

Confira todos os itens avaliados na matéria publicada pelo TCE no link abaixo:

TCE-RS conclui estudo sobre a transparência da vacinação Covid-19