Rolante descentraliza farmácia e remédios são entregues nas UBSs

Preocupada em garantir um acesso ainda melhor aos serviços de saúde oferecidos pelo município, a prefeitura de Rolante colocou em prática uma promessa de campanha do prefeito Pedro Rippel: a descentralização da Farmácia Básica Municipal. A iniciativa consiste em disponibilizar os medicamentos mais utilizados pela população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das localidades mais afastadas da zona urbana. “Fazia mais de três anos que os remédios não eram disponibilizados para a comunidade nas unidades de saúde e agora essas pessoas não precisam mais se deslocar até o Centro. Elas consultam e já saem com o medicamento receitado pelo médico”, destaca o prefeito Rippel. “Esse é um momento muito feliz para a comunidade e estamos colocando em prática esse compromisso que assumimos com a população”, acrescenta Ricardo Gonçalves, Secretário Municipal de Saúde. “A partir de agora, a população já consulta e sai com o remédio”, completa o secretário.

Desde o início de junho o novo serviço já está disponível para a comunidade e os postos de saúde dos bairros Rio Branco e Alto Rolantinho foram os primeiros locais que passaram a disponibilizar a entrega de medicamentos para a comunidade. Tanto na UBS Rio Branco, como na UBS do Alto Rolantinho, o horário de entrega dos medicamentos seguirá o expediente dos locais: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Ideia é criar farmácia ambulante

A descentralização da Farmácia Básica Municipal, com oferta de medicamentos diretamente nas UBSs, não é a única ideia que a prefeitura de Rolante pretende implementar nessa área. O prefeito Pedro Rippel busca viabilizar a implantação de uma farmácia volante no município. “Queremos criar uma farmácia ambulante para atender as comunidades menores”, explica o prefeito. Conforme Rippel, nesse serviço um farmacêutico iria até as localidades que possuem atendimento médico e faria a entrega dos medicamentos. “Assim, estaremos disponibilizando a consulta e o remedio. Queremos levar os medicamentos até as pessoas e não fazer com que elas vão atrás dos remédios”, menciona.

O prefeito aponta ainda que as iniciativas refletem uma das marcas de sua administração junto a prefeitura de Rolante. “Isso que estamos fazendo é trabalhar com gestão na área da saúde. Existem prioridades, então temos que colocar em prática essas prioridades”, ressalta. “Eu vejo essa iniciativa com bons olhos e vamos trabalhar cada vez mais para ampliar as ações que facilitem a vida da nossa população’, finaliza Rippel.

Diferentemente das farmácias dos bairros, no Centro o horário de atendimento permanece das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Iniciativa garante mais comodidade e redução de transtornos para a população

O prefeito Pedro Rippel salienta também que a disponibilização de medicamentos diretamente nas unidades básicas de saúde, além de facilitar o acesso da população, evita outros transtornos. “Agora, a comunidade não precisa ficar dependente de ônibus, de transporte por aplicativo ou táxi para vir até o Centro buscar o remédio É menos custo também para nossa comunidade”, cita o prefeito. “Esse era um compromisso nosso e estamos realizando e melhorando ainda mais o acesso a saúde da população”, complementa Rippel.