Rolante contrata serviços para atender demanda reprimida dos testes da orelhinha e da linguinha em recém-nascidos

Rolante – O município de Rolante, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou os serviços de fonoaudiologia para realizar o teste de orelhinha e linguinha em bebês recém-nascidos.

Havia uma demanda reprimida, visto que a quota de exames disponibilizada pelo SUS para Rolante não supria a necessidade e, sabendo da importância da realização deste exame, até o 6º mês de vida do recém-nascido, a Secretaria de Saúde realizou a contratação de serviços profissionais para zerar a fila de espera.

“O município já possui em seu quadro de funcionários o profissional de fonoaudiologia, mas são necessários equipamentos específicos para realizar esses exames. O serviço contratado conta com profissional e equipamentos que possibilitam dar o diagnóstico dos testes”, comenta o secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves.

“Estes exames são realizados pelo SUS, com uma quota disponibilizada pelo Governo do Estado. Como ela não é suficiente para atender nossa demanda, sabendo que existe um prazo para que eles sejam realizados, fizemos um investimento para atender estas famílias que estavam aguardando e que não teriam condições de fazê-los de forma particular. Este é um investimento importante, que trabalha com a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças”, comenta o prefeito Pedro Rippel.

Os exames contratados pela Secretaria foram realizados pelo fonoaudiólogo Jéferson Soares Glashorester, que realizou os testes da orelhinha e linguinha em 30 bebês recém-nascidos.

Teste da linguinha: serve para diagnosticar nos bebês a presença da “língua presa” e o grau das limitações do movimento causados por ela, que pode comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. O teste é eficaz, rápido e não dói. Auxilia o bebê a mamar e falar melhor.

Teste da orelhinha: é um exame muito importante para detectar se o bebê tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

A audição é um sentido muito importante para o desenvolvimento global da criança. Por volta do quinto mês de gestação o sistema auditivo do bebê já está formado. É através da audição, que se inicia o desenvolvimento da linguagem, portanto, qualquer perda auditiva, mesmo que pequena, impede que a criança receba adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala.