Riozinho investe na odontologia e qualifica atendimentos na cidade

Foto: Divulgação

A demanda odontológica em Riozinho tem sido motivo de atenção para a prefeitura. Para isso, ações como a contratação de serviços e o fechamento de parcerias têm sido a solução neste setor, além de mudanças no horário e a possibilidade de novos atendimentos a comunidade.

 

Entre as mudanças, o Posto de Atendimento agora conta com dentista com atendimento integral das 7h às 17h45, de segunda a sexta-feira. Além disso, o município fechou parceria com a Oi Digital e o Instituto IOA de Porto Alegre, possibilitando a realização de exames como raio-x panorâmico, extrações de siso e tratamento de canal.

Um dos pontos a receber mudanças no setor foi o prontuário odontológico. “O caso do prontuário, por incrível que pareça, não havia nem de papel, inclusive a produtividade deixava de ser lançada”, salientou o secretário de Saúde do município, Ramão Corso.

Para que fosse possível estas mudanças, a Administração terá que arcar com alguns custos, a exemplo dos novos procedimentos, empresa contratada e novos itens para os consultórios. “Em média R$ 1.600/mês em extrações de siso, canal e raio-x panorâmico. O custo para a implantação do prontuário eletrônico ficou em torno de R$ 8 mil. O custo do novo dentista varia, mas fica numa média em torno de 6800/mês”, explicou o secretário.

“Demanda reprimida no município beirava 30 pessoas aguardando o serviço”

O município já possui dois odontólogos que atuam em 30 horas semanais. Este quadro não irá receber mudanças, mas novos serviços serão feitos a partir da colaboração de empresas. “As parcerias foram necessárias, pois são serviços que não eram executados, sendo utilizados a referência que o Estado nos colocava à disposição, a qual nos liberava um ou dois atendimentos por mês”, descreveu Ramão, citando, ainda, o número de pessoas que aguardavam o atendimento nas alas odontológicos, chegando em até 30 pacientes.

Pedido especial à comunidade

O prefeito de Riozinho, Marquinhos Pretto (PDT), avalia as mudanças feitas neste setor. “São investimentos importantes e necessários para o atendimento odontológico. O prontuário traz segurança para o servidor e o paciente, e eficiência no trabalho e no lançamento da produtividade. O fato de termos dentista atendendo quase 10h/dia, 5 dias da semana, dá tranquilidade para a população, tanto na demanda habitual de agenda quanto numa emergência”. O prefeito, ainda, faz uma solicitação à comunidade a respeito dos atendimentos. “Gostaria de fazer um pedido à população. Estamos trabalhando para tornar mais eficiente o trabalho e diminuir o tempo de espera. Mas para que isso funcione, é preciso que que os usuários também colaborem. Temos uma demanda considerável de faltas. Então, gostaria, encarecidamente, que quem não puder comparecer na consulta, ligue para o centro odontológico”, finalizou.