Riozinho conta com farmácia municipal

Pela primeira vez na história a cidade de Riozinho conta com uma Farmácia Municipal. O espaço de quarenta metros já está em funcionamento desde novembro do ano passado e oferece mais de 100 tipos de medicamentos. “Em mais de 30 anos é a primeira vez que a cidade tem uma Farmácia Municipal. Os principais medicamentos estão disponíveis”, disse o prefeito Valério Esquinatti. A Farmácia Municipal fica no saguão da Prefeitura (Av. Guerino Pandolfo, 580, Centro). O local conta com um farmacêutico em turno integral. É nesse ambiente também que os pacientes diabéticos podem retirar a fita de HGT fornecida pelo Estado.

Atenção para os olhos e dentes

Os alunos da rede municipal de Riozinho recebem atenção especial da Secretaria da Saúde por meio de dois programas em especial. São eles, o Olhando para o futuro, destinado a atenção oftalmológica dos estudantes, assim como o Sorrindo para o Futuro, proposta essa que é a manutenção por parte do município de um programa deixado de lado pelo Governo do Estado. O primeiro deles, assiste por meio de avaliação oftalmológica, os estudantes do 1º ao 5º ano. Entre 300 e 350 crianças são contempladas com a iniciativa. “Caso alguma criança venha a apresentar algum problema ou dificuldade visual nós encaminhamos para tratamento. E ainda por ventura, caso tenha necessidade de óculos e os pais tenham renda insuficiente, a secretaria disponibiliza os mesmos para a criança fazendo a compra e a doação”, relatou o secretário Pretto. Um profissional fica a inteira disposição do programa e inclusive faz a avaliação na própria escola. A outra iniciativa abraçada pela Administração é o projeto “Sorrindo para o futuro”. Faz algum tempo que o Governo do Estado optou por não dar continuidade a esse programa desenvolvido em cidades gaúchas com apoio do Sesi. A Prefeitura resolveu dar sequência a iniciativa em todas as escolas com uso de recursos próprios. Um kit de higiene bucal, com escova, pasta de dente e fio dental, é entregue aos alunos. O objetivo da iniciativa é também promover a conscientização das famílias.

Ônibus leva atendimento médico ao interior

A fim de atender as mais de dez localidades do município, a Secretaria de Saúde conta hoje com um ônibus que consegue proporcionar atendimento médico já que o município somente conta com posto de saúde no Centro. Não bastasse proporcionar o serviço mais próximo a comunidade, o atendimento acontece em sábados possibilitando que um número maior de pessoas seja beneficiado com a medida. Um cronograma foi elaborado para alcançar todas as regiões dentro de um rodizio. “A gente leva o médico até essas comunidades para facilitar o atendimento. O veículo conta com um consultório médico e sala de espera”, acrescenta o secretário. Exames rápidos também são proporcionados no ônibus que também sempre conta com uma enfermeira apoiando o serviço prestado. O atendimento conforme a demanda acontece de duas a três vezes ao mês sempre das 8 ao meio-dia.

Foto: Divulgação