Reunião define hospital de Parobé como referência em traumatologia e ortopedia

Foto: Divulgação

E m breve, moradores dos municípios das regiões 6 e 7 de saúde – exceto Novo Hamburgo e São Leopoldo – terão o hospital São Francisco de Assis, de Parobé, como referência no atendimento da traumatologia e ortopedia.

O anúncio foi feito na sexta-feira (10) em uma reunião que contou com a presença de secretários da região do Vale do Paranhana, gestores dos municípios, secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann e o deputado estadual Joel Wilhelm. Na ocasião, o Governo Gaúcho apresentou a proposta para que a instituição de saúde parobeense receba os casos de urgência e emergência de média e alta complexidade nas especialidades, aproximando a referência que antes era de Canoas.

Joel Wilhelm (PP), que desde o início do seu mandato como deputado intensificou uma luta na busca por uma solução para o assunto, comemora a notícia. “Além de atender mais cidadãos, o paciente e familiares não vão precisar andar por mais de 50km. É conforto, segurança e economia”, celebra Wilhelm.
Ainda neste mês o serviço deve ser oficializado pelo Estado e logo, mais informações devem ser detalhadas para a população.

União de esforços foi essencial

Na reunião, a secretária de Saúde do Estado afirmou que o atendimento em Parobé foi possível graças a mobilização da região, que uniu esforços para diminuir as filas que existem na especialidade. “Todos os depoimentos nos emocionam e estamos transformando sonhos em realidade, em conquistas que beneficiam mais pessoas”, cita.

Deputado valoriza

Sobre o tema, Wilhelm relembra a extensa fila da especialidade que existe na região. “A traumatologia é um problema histórico e complexo, mas que agora estamos começando a solucionar. São mais de 2 mil pacientes de diversas cidades da região aguardando por atendimento”, menciona.
O apoio da secretária de Saúde do Estado também é um dos fatores valorizados pelo deputado nessa luta. “A secretária Arita esteve sempre de portas abertas para entender e receber as nossas demandas da região”, complementa o parlamentar progressista.