Retomada do serviço de traumatologia em Taquara depende da pandemia

Foto: Matheus Oliveira

Taquara – A retomada dos atendimentos em traumatologia precisou ser adiada no Hospital Bom Jesus (HBJ). A previsão feita pela Prefeitura e pela direção do hospital, em fevereiro, era de que o serviço voltasse a funcionar em março, mas o recrudescimento da pandemia atrasou os planos. Agora, sem data para retornar, a instalação da especialidade depende do controle do número de casos na cidade e na região.

Conforme o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), Dirceu Dal’Molin, a ideia é de que haja atendimento cirúrgico em traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência. “Já temos a estrutura pronta, com consultório e sala de gesso, e o bloco cirúrgico para os procedimentos”, diz Dal’Molin. No entanto, ressalta, “todas as mudanças na área da saúde dependem de conseguirmos dominar a covid.”

De acordo com a Secretaria de Saúde de Taquara, a fila de espera em traumatologia tem cerca de 800 pessoas, sendo que 80% são casos ambulatoriais de baixa complexidade e 20% de alta complexidade, cuja referência para procedimentos é o município de Canoas.

A secretária de Saúde Ana Maria Rodrigues e a prefeita Sirlei Silveira já se reuniram com a direção do HBJ para retomada do serviço, que faz parte da contratualização da AHVN, atual gestora do hospital, com a Secretaria Estadual da Saúde.

Cuidado é necessário para não expor idosos ao risco de contaminação pelo coronavírus
O presidente Dirceu Dal’Molin (foto ao lado) explica que, via de regra, o serviço de traumatologia tem como pacientes pessoas idosas. “Então, elas estariam expostas à covid indo ao hospital neste momento, e isso põe tudo a perder”, frisa. Apesar da necessária espera, a equipe para atuação já está montada, assim como o plano de trabalho.

Tratativas serão retomadas
O processo de instalação do serviço será retomado quando o hospital tiver capacidade de operar suas especialidades. É o que diz a secretária Ana Maria Rodrigues. “Já iniciamos a discussão com o Hospital Bom Jesus para retomada do serviço de ambulatório em traumatologia. Em virtude da pandemia e do aumento dos casos da doença em 2021 e de o hospital estar hoje 100% atendendo Covid, retornaremos o processo de implementação do serviço mais adiante, quando o HBJ puder estar operando e trabalhando suas especialidades a pleno.”

Em entrevista recente ao Repercussão, a prefeita Sirlei Silveira destacou os esforços nesse sentido, dizendo que “o hospital é taquarense, é nosso, e nós precisamos trabalhar juntos para sua recuperação”. Além disso, a prefeita também afirmou que já se fala em um espaço para maternidade na casa de saúde.