Registro de óbitos no boletim Covid desta semana em Taquara comove e assusta comunidade

Atendimentos aumentam diariamente no Centro Covid Municipal. Foto: William Coelho

Taquara – A declaração de registros de óbitos informada, na quinta-feira (4), pela Secretaria Municipal de Saúde de Taquara (SMS), foi motivo de grande comoção na cidade. Nunca tantos óbitos, um total de sete falecimentos, haviam sido comunicados em um mesmo dia nos boletins que noticiam os dados de Covid-19. Nesta sexta-feira (5), mais seis registros de óbitos foram informados e Taquara chega a 84 óbitos registrados pelo novo coronavírus. Somente nesta semana, do dia 1º ao dia 5 de março, 19 registros de óbitos por Covid-19 foram divulgados pela SMS. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, mesmo triste e desoladora, faz parte da gestão municipal informar a comunidade sobre a real situação encontrada no município.

De acordo com a secretária, não significa que todos estes óbitos ocorrreram no mesmo dia. “É muito importante esclarecermos que a declaração de óbito precisa ser registrada no Sivep Gripe (sistema de acompanhamento do estado) o que, às vezes, não entra no mesmo dia, podendo ter ocorrido o falecimento um ou dois dias atrás até que seja-nos comunicado”, menciona.

A secretaria ressalta que na quarta-feira, o número de atendimentos no Centro Covid Municipal foi o maior até o momento, contabilizando 262 pessoas, mas comemora a queda brusca que confere 180 atendimentos na quinta-feira. “Ontem tivemos uma procura relativamente baixa, em comparação aos dias anteriores, tanto no Centro Covid como no Hospital, o que não vinha acontecendo desde a sexta-feira passada. Na manhã de hoje teremos alta de dois pacientes de leitos clínicos o que nos deixa muito feliz”, relata.

Mesmo com algumas boas notícias, a secretária pede cautela à comunidade. “São notícias positivas que nos enchem de esperança e alegria, mas que não nos fazem relaxar. A população precisa continuar seguindo os cuidados, porque ainda vamos entrar numa semana de bandeira preta, de restrições, e, mesmo com uma pequena melhora no quadro, o vírus ainda continua agressivo, circulante, requerendo que cada um de nós faça a sua parte para que possamos vencer efetivamente esta guerra contra a Covid. Que sigamos na esperança de dias melhores”, menciona Ana.

A secretária ainda reforça a prevenção. “Mantenha o isolamento, saia de casa somente quando necessário, procure as unidades de saúde somente se necessário, use a máscara que protege confirmadamente 84%, sendo uma barreira importante de proteção, lave as mãos constantemente, use álcool gel. Mantenham estes cuidados, independente da vacinação, pois a vacina não garante 100% de segurança. Todos devem obedecer as restrições e manter o distanciamento e o isolamento social. Nos ajudem a garantir a nossa vida e a vida de vocês”, reitera.