Quase um mês após demissões, ex-funcionários do HBJ seguem sem pagamento e rescisão

Hospital deve reabrir nos próximos dias, conforme anunciou governador. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – Não bastasse a situação de crise generalizada causada pela pandemia da Covid-19, os ex-funcionários do Hospital Bom Jesus ainda precisam enfrentar a falta de pagamento de seus salários e encargos trabalhistas. A casa de saúde fechou as portas no dia 10 de março, após a renúncia da ex-gestora, Silvio Scopel. “Um dia depois, assinamos o aviso prévio indenizado. Uma semana depois, fizemos exame demissional. Não recebemos nenhuma informação desde então”, conta a enfermeira Silvia Santos.

De acordo com ela, o salário de fevereiro ainda não foi pago, e os dias trabalhados em março também não. “Nosso 13º foi parcelado em quatro vezes, e só recebemos a primeira parcela. Também não foi dado baixa nas carteiras de trabalho, o que inviabiliza sacar o FGTS e encaminhar o seguro-desemprego”, relata. Além disso, existem atrasos em depósitos dos benefícios trabalhistas.

Os valores devidos pelo Estado à Silvio Scopel foram depositados em uma conta do ministério Público no dia 31 de março, por decisão da Justiça Federal, e agora cabe ao órgão redirecionar o valor de mais de R$2,7 milhões aos 220 ex-funcionários. Procurado pela reportagem, o MP afirmou que trabalha “incansavelmente na organização de pagamento dos trabalhadores com a verba disponível. Maiores detalhes serão fornecidos assim que possível.”

Nova gestora abre vagas
Sob direção da Associação Hospitalar Vila Nova, entidade recomendada pela Prefeitura e aceita pela Justiça Federal para gerir o hospital, a casa de saúde anunciou nesta semana a oportunidade de emprego em diversas áreas de atuação. As vagas são para: médico anestesista; médico cirurgião geral, médico para UTI; médico internista; médico plantonista para emergência (adulto e pediatra); médico psiquiatra; médico traumatologista; assistente social; auxiliar administrativo; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de higienização; auxiliar de manutenção; auxiliar de radiologia; auxiliar de TI; auxiliar de farmácia; copeira; cozinheira; enfermeiro; farmacêutico e outros.

Governador anuncia reabertura
Na manhã de terça-feira (31), o governador Eduardo Leite anunciou a reabertura do hospital nos próximos dias em videoconferência realizada com o prefeito Tito Livio Jaeger Filho. Para reforçar o combate ao coronavírus na região, o governo garantiu a instalação de 20 leitos de UTI em Taquara, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão mensais. Eduardo Leite esteve durante a manhã visitando o complexo do Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, e ainda durante a visita foi realizado o anúncio da reabertura do Hospital Bom Jesus. A nova entidade foi escolhida por meio de parceria entre governo do Estado e Prefeitura.