Quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Taquara está disponível para pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades

Reforço está garantido para este público, desde que tenha tomado três doses da vacina há mais de quatro meses Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara
Moradores de Taquara de 18 a 39 anos e que tenham algum tipo de comorbidade já podem tomar a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19. A aplicação está liberada para este público, desde que tenham tomado três doses do imunizante há quatro meses ou mais. “Estes moradores podem procurar nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha às terças e quintas-feiras, para garantir o seu reforço na vacinação, e estar mais imune da doença”, salienta a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.
Se enquadram no grupo de comorbidades pacientes com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.
Documentação
A secretária lembra que, além de portar documento de identidade ou o cartão do SUS em Taquara ao se vacinar, este público deve apresentar documentos que comprovem a comorbidade, como receituário médico com prescrição de medicamentos, resultado de exames, laudo médico, nota de alta, agenda de quimioterapia ou radioterapia, entre outros. “Temos doses suficientes para imunizar estas pessoas. É importante reforçar esta proteção, pois estamos em uma época de baixas temperaturas, e a vacinação ajuda a reduzir os sintomas em caso de teste positivo para a Covid-19”, completa.
Dias, horários e locais de vacinação de pessoas acima dos 12 anos
– UBS Piazito: terças e quintas, das 8h às 16h;
– UBS Empresa: terças, das 8h às 20h, e quintas, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia;
– UBS Mundo Novo: terças, das 8h às 11h45 e das 13h às 20h, e quintas, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h;
– UBS Santa Teresinha: terças, das 8h às 11h45 e das 13h às 20h, e quintas, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h.
Dias e horários de vacinação para crianças de 3 a 11 anos
– UBS Empresa: segundas e quartas, das 8h às 16h;
– UBS Mundo Novo: sextas, das 8h às 11h45.