Projeto de qualificação na assistência farmacêutica é iniciado em Igrejinha

Um dos medicamentos disponibilizados na farmácia municipal Foto: Lilian Moraes

Fazer uso de remédios nem sempre é uma opção agradável, mas em muitos casos é necessário e exige uma atenção redobrada, especialmente quando os medicamentos são de uso contínuo.
Atenta a essa necessidade, a Secretaria de Saúde de Igrejinha iniciou na última semana um projeto que visa a qualificação na assistência farmacêutica, com o objetivo de melhorar o uso de medicamentos termolábeis, como a insulina e broncodilatadores, como o aerossol dosimetrado (popularmente conhecido como bombinha para asma), remédios que têm sua eficácia comprometida quando usados de forma inadequada.
Para a instrução correta da utilização dos medicamentos, a secretaria preparou materiais informativos que orientam tanto os usuários de insulina, quanto os pacientes que necessitam das bombinhas para controlar as crises de asma.
Vinicio Wallauer, secretário de Saúde de Igrejinha, explica sobre o que se tratam os informativos que estão sendo disponibilizados com o início do projeto. “São orientações para que as pessoas usem de uma forma que estes medicamentos não se percam”, pontua. “Para o público que utiliza a insulina, foram feitos imãs de geladeira, pois como ela deve ser mantida na geladeira, fica de fácil acesso. Para as que utilizam as bombinhas é um folder, que contém todo o passo a passo para a pessoa colocar junto com o medicamento e ter essa informação junto com ela toda vez que precisar”, contextualiza.

Uso adequado oferece maior eficácia e oportuniza melhor qualidade de vida do usuário

A farmacêutica responsável pela farmácia municipal, Fabiana Briato Rasia (CRF RS 5405), destaca a importância da utilização adequada de ambos os remédios. “O uso correto de medicamentos para asma e outras doenças pulmonares gera melhor eficácia e eficiência no tratamento, reduzindo ou controlando o número de crises e isso resulta em uma melhor qualidade de vida do usuário, bem como o armazenamento e utilização correta das insulinas trazem maiores benefícios aos pacientes diabéticos”, ressalta.

Secretário explica funcionamento