Profissionais de Saúde da área não Covid e das UBSs começam a ser vacinados em Taquara

Vacinação realizada nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/SMS Taquara

Taquara – Na manhã de sexta-feira, 29, a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, divulgou como está acontecendo a vacinação do novo coronavírus em Taquara. Segundo ela, as 439 doses iniciais recebidas da CoronaVac estão sendo finalizadas, e começando, nesta data, a vacinação das 380 unidades da AztraZeneca, que chegaram na terça-feira (26). Ao todo, Taquara recebeu, até o momento, 819 vacinas.

Estamos seguindo rigorosamente as recomendações de estratificação de grupos prioritários a receberem a vacina e fazemos atualizações diárias junto aos sistemas estadual e federal. Temos duas equipes volantes iniciando hoje a vacinação da AztraZeneca. Estamos chegando na fase da aplicação junto aos profissionais de saúde da área não Covid do Hospital Bom Jesus e vamos também iniciar hoje a vacinação de profissionais que trabalham em nossas Unidades Básicas de Saúde”, menciona Ana.

De acordo com o cronograma destacado pela secretária de Saúde, as equipes estarão vacinando hoje profissionais das UBSs dos bairros Mundo Novo, Santa Teresinha, Santa Rosa, Empresa, Eldorado e Santa Maria. Ele reitera informando que nem todos que trabalham em UBSs serão vacinados neste momento. “Serão vacinados profissionais das áreas da higienização, os médicos clínicos, os técnicos de enfermagem, os enfermeiros e os odontólogos, pois eles atuam com a emissão de aerossóis. Na chegada de novas doses daremos sequência a vacinação nas UBSs e na totalidade dos profissionais”, garante.

“O que eu gostaria de pedir aos nossos profissionais e à comunidade, que tenham paciência. A vacinação vai chegar a todas as pessoas. São quatro fases previstas no Plano Nacional de Imunização, e, nós, estamos vacinando na medida que as doses chegam, e, seguindo, rigorosamente, os critérios adotados de priorização pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs)sendo o mais transparente possíveis pois prestamos contas aos órgãos de controle”, finaliza a Ana Maria.