Prefeitura realiza melhorias na farmácia municipal de Igrejinha

Identidade visual da farmácia foi renovada, assim como placas contendo informações necessárias Foto: Divulgação

Para investir em melhorias na assistência em saúde do município, Igrejinha foi contemplada ainda no fim de 2021, no projeto Farmácia Cuidar +, do Governo do Rio Grande do Sul. Com a aprovação, R$55.000,00 serão encaminhados por etapas para a cidade, que deve aplicá-lo na estrutura da farmácia municipal.
Recentemente, seguindo as etapas do projeto, a identidade visual da farmácia foi renovada, melhorando a identificação e visualização de informações no local.
Segundo a Prefeitura, o órgão atende em média 7.000 pessoas por mês e, além da dispensação de medicamentos, é a única do Estado com farmácia de manipulação, onde são trabalhadas aproximadamente 90 fórmulas, incluindo os remédios fitoterápicos.
A farmacêutica responsável pelo órgão fala sobre a participação da secretaria no projeto. “Vai proporcionar uma melhoria na farmácia, tanto para nós trabalhadores como para os pacientes que frequentam a farmácia”, cita Fabiana Briatto.
O secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer, comenta sobre a chegada deste recurso para o município. “É muito importante que o estado está conseguindo ajudar. Já estamos qualificando nossas unidades de saúde e com esse programa vamos conseguir agilizar a execução de melhorias na farmácia municipal”, destaca.

Mais detalhes sobre o que será possível fazer com o recurso disponibilizado

O responsável pelo setor da saúde igrejinhense detalha também algumas outras ações que serão possíveis com os recursos do programa Cuidar +. “Dentro do eixo de estrutural, embora não seja um recurso alto, a nossa ideia conseguir comprar equipamentos para armazenamento de medicamentos, o que deve melhorar o trabalho da farmácia. Também tem o eixo do cuidado farmacêutico, para onde parte do recurso é destinada, para que a gente consiga criar programas e mecanismos para podermos fortalecer e talvez até expandir as práticas clínicas na assistência farmacêutica”, explica Vinicio Wallauer.

Como funciona o programa

O Programa de Financiamento Farmácia Cuidar+ é uma iniciativa de transferência de recursos encaminhados aos municípios do Rio Grande do Sul e esses valores serão destinados em três eixos. O eixo estrutural está relacionado a ampliação da capacidade de atendimento, garantia na qualidade do armazenamento dos medicamentos e melhoria da ambiência da farmácia.
O eixo de cuidado farmacêutico trata de fortalecer as práticas clínicas no âmbito da Assistência Farmacêutica visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos de dispensação.
Já o terceiro pilar busca a padronização da estrutura da farmácia, identificando que a farmácia municipal é uma das 400 farmácias participantes do projeto do governo.