Prefeitura de Rolante realiza compra de equipamentos para a rede de saúde

Material será distribuído entre as UBs, conforme demanda/ Foto: Lilian Moraes

Rolante – Uma compra expressiva em materiais para a área da saúde está em processo de licitação na Prefeitura de Rolante. São mais de 70 itens importantes para o atendimento na rede de atenção básica, entre eles desfibriladores, equipamento portátil de eletrocardiograma, oxímetros, medidores de pressão arterial e bombas de reanimação, tanto para uso adulto, como pediátrico. Também estão sendo adquiridos itens de mobiliário especial, como mesa ginecológica e cadeiras para uso nos consultórios odontológicos.

O material será distribuído para as unidades de saúde da rede, conforme demanda de cada uma. Quatro aparelhos de ar condicionado também estão na listagem e eles serão encaminhados para as unidades de saúde que ainda não possuem esse recurso. “Um ar condicionado na sala é mais conforto para o paciente e traz qualidade para o atendimento”, comentou o secretário de Saúde Ricardo Gonçalves.
O investimento ultrapassa os R$97 mil e está sendo viabilizado através de emenda parlamentar, com contrapartida do município.
Na compra, há uma atenção com os atendimentos pediátricos. Aparelhos específicos para o público infantil estão sendo adquiridos como aparelho de pressão infantil e respiradores manuais de silicone (infantil e neonatal). “São itens importantes para o dia-a-dia e podem fazer a diferença em um atendimento de emergência, como o desfibrilador”, explicou Ricardo.
O edital para a licitação foi lançado em 25 de maio e a expectativa é que os materias cheguem às unidades no segundo semestre.

Pedro Rippel, prefeito de Rolante.
“Desde o início da nossa administração temos a saúde como prioridade e estamos cada vez mais procurando investimentos. Seja na área da Secretaria de Saúde, ou em outras parcerias, temos buscado o máximo possível para atender a população da melhor maneira”.

Ricardo Gonçalves, secretário de Saúde.
“ Essa aquisição vai ser bem importante para nós podermos estar dando condições pros profissionais, para que eles prestarem esse atendimento de qualidade para a população. Se na unidade de saúde há condições de trabalho, equipamento, o profissional pode fazer o seu melhor e o paciente vai ter o atendimento de qualidade”.

Melhorias para todos
Os materiais de uso médico, e mesmo os itens para estrutura, fazem toda a diferença na hora do atendimento do paciente, mas também para o profissional de saúde. “Todos esses equipamentos serão muito úteis pra melhorar na qualidade de vida dos pacientes e também dos profissionais que estão na linha de frente, atendendo a nossa demanda”, declarou o secretário de Saúde.
Recentemente, a Secretaria de Saúde de Rolante realizou um investimento em materiais eletrônicos. Computadores e tablets foram comprados para que as equipes possam ter acesso ao sistema e histórico de atendimento dos pacientes. Os itens devem ser entregues no mês de junho.