Prefeitura de Rolante aumenta em 24% o repasse para a Fundação Hospitalar

“Foi um gesto de extrema sensibilidade do prefeito”, assim resume o diretor executivo da Fundação Hospitalar de Rolante, Flaubiano Silveira de Lima, ao comentar sobre o novo contrato firmado entre a instituição e a Prefeitura, permitindo os valores repassados mensalmente sejam aumentados em 24%. A partir de agora, serão R$ 355 mil, um acréscimo de R$ 74 mil em relação ao contrato praticado anteriormente.

Com a nova entrada de receitas, o diretor da fundação projeta melhorias no atendimento à população. “A gente sempre teve uma preocupação com a qualidade de prestação dos nossos serviços e com esses novos recursos essa preocupação se amplia e a nossa responsabilidade aumenta”, destaca Flaubiano. “A gente recebe condições para gerenciar o financeiro da instituição que sofre há anos com a defasagem dos valores praticados pela tabela SUS”, acrescenta Lima.

O novo contrato permitirá ainda uma melhor distribuição dos recursos recebidos pela Fundação Hospitalar de Rolante através de emendas parlamentares. “Com esse repasse oriundo do novo contrato com a prefeitura, nós vamos conseguir equilibrar as finanças do hospital e deixar de utilizar os recursos extraordinários, oriundos de emendas parlamentares, para manutenção do hospital e começar a canalizar isso na melhoria dos serviços”, explica o diretor detalhando ainda que os estudos para ampliação das melhorias já estão em andamento, mas ainda não serão divulgados publicamente por estarem na fase de planejamento, estruturação e negociação com profissionais.

Prioridade de governo

O prefeito Pedro Rippel também enaltece o acordo firmado pelo município com a Fundação Hospitalar de Rolante que permitirá a ampliação dos serviços para a comunidade. “Desde o período de campanha nós deixamos claro que a saúde era prioridade do nosso governo”, explica. “Aumentamos esse repasse através do novo contrato para que não possamos falhar em nada e ter o máximo de atendimento possível para a nossa população”, acrescenta. “Outra exigência minha é que as pessoas sejam bem atendidas, não abro mão disso”, finaliza.

Vem aí o Portal da Transparência

O novo contrato entre a prefeitura de Rolante e a Fundação Hospitalar prevê a implantação de um Portal da Transparência. O objetivo da funcionalidade é disponibilizar as informações das receitas e despesas movimentadas pela instituição. “É uma preocupação nossa e também da prefeitura que a população entenda como que os recursos são aplicados e de que forma eles são aplicados”, ressalta Flaubiano. “A população, muitas vezes, não sabe o custo dos serviços e desde o início das tratativas para o novo contrato ficou definido a criação desse portal”, pondera Lima. A estrutura do departamento de informática da prefeitura será responsável pela formatação do portal que também disponibilizado nos canais de comunicação da prefeitura.